Brasil atinge o 4º lugar na lista anual dos “TOP 10” junto ao U.S. Green Building Council

De: U.S. Green Building Council

Article Header-03

There are LEED projects in more than 150 countries and territories, representing every continent except for Antarctica. LEED is being used in highly industrialized nations and newly developing ones, and LEED is helping to demonstrate the enormous power and potential of the emerging green economy.

To recognize the countries that are doing the most to catapult green building forward, USGBC has announced its Top 10 Countries for LEED (view the press release), which looks at gross square meters of LEED-certified space around the globe. All of these countries have done an extraordinary job promoting LEED and making sustainable solutions a priority; discover the Top 10 Countries for LEED in our infographic below.

This is a historic moment

2015 is shaping up to be a crucial year for the sustainability movement, and the historic nature of the moment that we are in gives added weight to this year’s announcement. In the summer of 2015 alone we have seen Pope Francis ask the world’s 1.2 billion Roman Catholics to take on a sense of personal responsibility for environmental stewardship, just as countries around the world are announcing pledges to limit greenhouse gas emissions in advance of the UN’s COP21 Climate Negotiations in Paris.

The Top 10 Countries for LEED demonstrates that green building is a huge piece of the climate change puzzle, with the world’s largest countries and greenhouse gas emitters featuring prominently on the list. Buildings contribute at least 30 percent of all greenhouse gas emissions globally, and they also represent an outsized source of demand for the world’s potable water and electricity usage.

China, India and Brazil—three of the emerging economic giants of the new century—are all ranked in the top five of this year’s list, and this is significant because it is these very same countries that the world is asking to help chart a new path forward. All told, the countries that make up this year’s Top 10 Countries for LEED represent seven of the world’s 20 largest single nation economies (China, Germany, Brazil, India, Canada, South Korea and Turkey), and six of the top 11 largest emitters of greenhouse gases (China, India, Germany, South Korea, Canada and Brazil). Together these nations are serving as leaders in creating a better, more sustainable world.

Top_10_Countries_2015_FINAL-01

Publicado em Mundo, Sustentabilidade | Com a tag , , , | Deixe um comentário

2. O que fazer com o lixo?

2. O que fazer com o lixo?.

Publicado em Blogs, Facility Management, Leis, Sustentabilidade | Com a tag | Deixe um comentário

Voltando ao blog e à normalidade…

Depois de um período de viagens e de ajustes “pós-viagens”, eis que estou de volta ao blog, retomando os meus hábitos e prazeres.

Uma ótima semana!

Publicado em Comentarios do Bloggeiro | Com a tag | Deixe um comentário

Este Blog reduzirá a sua atividade por uns dias…

Em função de uma série de viagens nestes próximos dias, serei obrigado à reduzir um pouco a intensidade na divulgação de notícias e na divulgação de posts…

Tentarei dar continuidade, mas certamente a nossa atividade será reduzida neste período, que vai até meados de agosto.

Em todo o caso, vamos nos “falando”…

Publicado em Comentarios do Bloggeiro | Com a tag , | Deixe um comentário

Vanzolini e Eletrobras promovem curso em Sistemas de Gestão de Energia

Fonte: Procel Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

A Fundação Vanzolini em parceria com a Eletrobras está oferecendo curso de Formação de Auditor Líder do Sistema de Gestão da Energia – Norma ISO 50001:2011 – Sistemas de Gestão da Energia, nos dias 18 a 20/08/2015 em São Paulo.

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes condições de compreender os propósitos de um sistema de gestão da energia e interpretar os requisitos da NBR ISO 50001:2011 dentro de um contexto de uma auditoria.

O curso, com carga horária de 24h, é destinado a profissionais com experiência e envolvidos no gerenciamento do Sistema de Gestão da Energia que desejam qualificar-se como Auditores Líderes; gestores de empresas certificadas ou em processo de certificação, profissionais e consultores da área interessados em se tornar um auditor de 3ª parte.

Mais informações podem se obtidas no link aqui

Publicado em Cursos & Seminarios / Congressos, Eficiência Energética, Sustentabilidade | Com a tag , , | Deixe um comentário

Aplicativos ajudam a controlar a conta de energia elétrica

Fonte: Revista Você S.A.

Acesse aqui a divulgação diretamente no site do PROCEL.

Você S.A lista aplicativos que vão ajudá-lo a economizar energia, melhorando hábitos ou optando por aparelhos mais eficientes.

A tecnologia em prol da economia de energia foi foco de uma reportagem na revista Você S.A. Intitulada “Teste da energia”, a reportagem comenta sobre aplicativos que podem ser usados para ajudar no controle do consumo de energia.

A revista traz em suas páginas uma relação de apps com possibilidade de serem baixados, tanto na Google Play, como na Apple Store, e que podem auxiliar de diversas formas.

Um dos citados pela publicação é o Nossa Energia. A ferramenta pode ser utilizada para avaliar o gasto de cada eletrodoméstico, com base em cálculos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Instituto Akatu.

Outro aplicativo citado é o “Manual de etiqueta sustentável”. O app é responsável por dar dicas rápidas sobre o consumo consciente de água e energia. Para conhecer todos, clique no link abaixo.

Revista Você S.A – O teste da energia – Junho.pdf

Publicado em Sustentabilidade | Com a tag , , , | Deixe um comentário

Soluções simples podem reduzir a conta no inverno

Fonte: O Debate

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

As contas de energia costumam aumentar devido à utilização do chuveiro em potência máxima e devido aos dias mais escuros o tempo de funcionamento da iluminação aumenta o consumo.

Aliadas a outros fatores, o consumo de energia residencial pode subir até 20%. Com soluções simples para o uso correto da energia podem evitar esse aumento, principalmente neste período de condições hidrológicas desfavoráveis, como recomenda Ranieri César Leite, o analista de Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Outro fator muito importante é que nas férias escolares, a presença das crianças e adolescentes em casa aumenta o tempo de utilização de televisores e computadores. Dessa forma, para reduzir a potência sempre que for comprar um equipamento, faça a opção pelos mais eficientes, etiquetados pelo Inmetro na categoria A e, especialmente, os identificados com o selo Procel, da Eletrobras”, destaca.

Outras dicas importantes para economizar energia são:

Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas incandescentes de 60 watts deixaram de ser comercializadas no Brasil, desde o início de julho, em conformidade com mais uma fase da legislação que restringe a produção, importação e comercialização de lâmpadas incandescentes.

A substituição desse modelo pode ser feita com vantagens pela lâmpada fluorescente compacta (LFC) que possui uma durabilidade até oito vezes maior A diferença de preço da LFC é amortizada em até três meses, caso a utilização seja de três horas por dia.

Reduzir termostatos

Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir um grau no termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta.

Desligar quando não estiver em uso

Equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia mesmo quando em stand by, mas mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão ligados na tomada, levando também ao desperdício.

Aparelhos de TV por assinatura

Uma atenção especial deve ser dada aos aparelhos de TVs por assinatura, pois, ao desligarmos a TV, erroneamente achamos que esse aparelho também foi desligado e na maioria das vezes não foi. Deve–se desligar também este aparelho.

Geladeira

Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Não guarde alimentos ainda quentes. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha; se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira. Nunca utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.

Tomadas e fios

Tomadas quentes são sinônimo de desperdício e risco de acidentes. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.

Celulares e Câmeras

Nunca deixe seu aparelho celular “dormir” carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Computadores

Quando não estiver usando, mantenha o computador desligado. Dê preferência aos notebooks, que consomem menos energia. Não deixe os acessórios do computador (impressora, scanners etc.) ligados sem necessidade.

Publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade | Com a tag , , , | Deixe um comentário

Fábrica da Bridgestone em Espanha recebe certificação ISO 50001

Fonte: Diário Digital

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Espanha – A fábrica da Bridgestone em Burgos, Espanha, recebeu a certificação ISO 50001 por medidas de gestão implementadas em termos de eficiência energética.

Esta norma, revela o fabricante de pneus em comunicado, reconhece o uso mais eficiente da energia através do desenvolvimento de um sistema de gestão “Energy management systems” (EnMS) com base na melhoria contínua.

A fábrica da Bridgestone melhorou a sua eficiência energética em mais de 20% nos últimos 10 anos, o que significa que o mesmo número de pneus é produzido agora com 20% menos energia do que em 2005.

O objetivo do Grupo é conseguir uma redução de 35% na produção global de CO2 até 2020.

Publicado em Eficiência Energética, Mundo, Sustentabilidade | Com a tag , , , , | Deixe um comentário

Eficiência energética reduz consumo em edificações no Brasil

Fonte: Setor Energético

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Analisando o tema, conforme o BEN 2015 (Balanço Energético Nacional), as edificações (no segmento industrial, comercial, serviços, residencial e público) são identificadas como a principal demanda de eletricidade do país, responsável pelo consumo de cerca de 50% do total da eletricidade consumida no País. Todavia, através do movimento de construção sustentável, onde eficiência energética desponta como um dos principais temas, esse consumo pode ser reduzido e muito.

Cresce no país a mobilização de organizações e associações trabalhando no incentivo às práticas de construção sustentável e economia de energia. Dentre as principais atividades destes grupos há a promoção de sistemas de certificação, etiquetagem e Selo de edificações projetadas e construídas buscando maximizar seu desempenho energético, bem como atividades de readequação energética de edificações existentes.

Vários pontos devem ser observados para reduzir o desperdício de energia em edificações, onde os principais sistemas consumidores de energia elétrica são a climatização e a iluminação. A envoltória do prédio é outro ponto que deve ser observado, pois atua diretamente em todos os sistemas consumidores da edificação.

Atualmente temos 224 edificações certificadas LEED no Brasil e 11 edificações certificadas pelo recém-criado Selo Procel Edificações, além de 29 edificações classe A no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Uma análise, considerando a média de economias comprovadas nestas edificações, mostra que as edificações brasileiras apresentam um potencial de redução médio de 30% no consumo de energia elétrica.

Considerando o total de energia elétrica disponibilizada no país, descontadas as perdas, o consumo no Brasil chega a 516,6 TWh , deste valor 258 TWh, ou o equivalente a R$ 117 bilhões2 são consumidos nas edificações. O potencial técnico estimado de redução de consumo nos prédios energeticamente eficientes é de 77,5 TWh, fomentado por uma política integrada de eficiência energética que englobe projeto, construção, reforma e operação das edificações, diante de taxas de retorno favoráveis. Ou seja, realizar este potencial trará imediatamente benefícios para a sociedade e com menores custos, garantindo para o país praticamente o montante de energia produzida pela Usina de Itaipu. Também significaria reduzir em 65% o uso das Termoelétricas reduzindo emissões poluentes e economizando quantias financeiras relevantes aos cofres públicos.

Para o cliente final é uma redução de R$ 35,2 bilhões onde os principais sistemas consumidores são a climatização e a iluminação.

Cabe ressaltar que a readequação energética (reformas/ retrofits) também pode resultar em inúmeros benefícios diretos e indiretos para o Governo, Iniciativa Privada e Sociedade. No mercado brasileiro de edificações já é possível encontrar diversas soluções e serviços especializados em eficiência energética, sendo que barreiras de mercado, identificadas como falta de informação, visão de curto prazo e falta de incentivos podem ser superadas por medidas de fomento via incentivos intangíveis, mecanismos de mercado, incentivos fiscais, financeiros e ao crédito além de legislação de cunho mandatório.

Os proprietários de imóveis devem se informar e estar atentos ao fenômeno da crescente conscientização dos ocupantes e perda de competitividade frente aos novos empreendimentos que se diferenciam em face da eficiência operacional. O Governo também deve coordenar uma política pública integrada mobilizando todos os agentes públicos e privados para uma atuação alinhada com metas audaciosas de eficiência energética nas edificações brasileiras. O Congresso Nacional deve fortalecer o conhecimento e relevância do tema provocando o surgimento ou seu fortalecimento às lideranças políticas.

Com isso, o Brasil possuirá todas as condições de superar os atuais desafios energéticos, com forte contribuição da eficiência energética em edificações. Não obstante, a ineficiência energética sugere desperdício de recursos e oportunidades, sendo certo que as ações de correção deste cenário irão inserir valores, que até então se encontram perdidos, na economia, contribuindo efetivamente para a geração de emprego, elevação do padrão técnico do setor, mitigação de impactos sócio-ambientais negativos e melhoria da qualidade de vida.

Os dados são da GBC Barsil, Abesco e Abrava.

Publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade | Com a tag , , , , , , , | Deixe um comentário

Curso com foco na norma ISO 50001 – Sistema de Gestão da Energia

Fonte: PROCEL Info

Acesse aqui a divulgação do PROCEL em sua origem.

Rio de Janeiro – A Eletrobras e a Sociedade Brasileira de Metrologia irá promover, no dia 27 de agosto de 2015, o curso ISO 50001 – Sistema de Gestão da Energia. As aulas têm como objetivo fornecer informações sobre a norma, permitindo aos alunos uma análise sobre os benefícios de sua implementação.

O curso é destinado a profissionais de gerência ou técnicos, consultores e acadêmicos interessados em entender a aplicação de um Sistema de Gestão da Energia e que tenham formação desejável em engenharia, em nível superior, ou técnico para nível médio, e experiência com atividades de eficiência energética ou gestão de energia.

Serviço:

Informações:

Horário: 8:30h às 17:30h

Duração do Curso: 8 horas de aula

Local: Av. Nilo Peçanha, 50 – Centro – Rio de Janeiro – RJ (Próximo ao metrô da Carioca), sala 2517

Mais informações sobre os investimento poderão ser acessadas no endereço:http://metrologia.org.br/site/cursos/informacoes/44

Publicado em Cursos & Seminarios / Congressos, Eficiência Energética | Com a tag , , | Deixe um comentário