Tenho ouvido em alguns webinars a menção quanto ao uso de lâmpadas UV como forma de mitigar o risco com a presença de microrgnanismos, situação esta bastante pertinente ao momento no qual o mundo vive neste ano… (pandemia de COVID-19)
Da mesma forma, tenho ouvido comentários sobre uma possível ineficiência e até mesmo, de riscos quanto a utilização de lâmpadas UV.
Neste sentido, buscando ajuda-los na compreensão sobre a aplicação e efetividade do sistema UV, trago para vocês um artigo do ASHRAE JOURNAL divulgado nesta semana e produzido em 2008 pelos profissionais abaixo relacionados (ASHRAE Members and Fellows):
By Stephen B. Martin Jr., P.E., Member ASHRAE; Chuck Dunn; James D. Freihaut, Ph.D., Member ASHRAE; William P. Bahnfleth, P.E., Presidential Member/Fellow ASHRAE; Josephine Lau, Ph.D., Member ASHRAE; and Ana Nedeljkovic-DavidovicUltraviolet germicidal irradiation (UVGI)
De uma forma bastante didática, o artigo esclarece sobre os diferentes tipos de UV, sua história, sobre o UVGI e sua forma de atuação, além de orientações para projetos com UV.

O artigo é escrito em inglês.
Link para download do artigo: http://www.mmsend21.com/link.cfm?r=en1zlc02d8XK1ZtafIMw_A&pe=4FJ3ihnyKqMnA3rRO4yeV013V2hhOGQ2mJ5rjdXtF5z7yZnAzeLe41qQv-QEeMb4mFZ6qJ5_utzc7xfXU6XKFA&t=TwBBZOTHQGBCmA7t7aT_9w~~
Apenas como um complemento em relação ao meu post acima, o profissional e amigo Marcos Santamaria me encaminhou um e-mail e achei extremamente relevante reproduzi-lo aqui no blog. Segue na íntegra a contribuição (reprodução do e-mail) do Santamaria:
Lara, boa tarde !
Vi no Linkedin sua postagem sobre utilização de lâmpadas UV.
Acho interessante você ver os vídeos dos links abaixo.
Abaixo seguem links para os 6 vídeos de treinamento da empresa RGF, distribuída no Brasil pela Dannenge, e concorrente da Ecoquest nos dispositivos que usam lâmpada UVC para por meio de foto-catálise produzir Peróxido de Hidrogênio e assim esterilizar o ar dos ambientes combatendo vírus, bactérias, odores e etc.
Acho interessante entender bem este processo pois houveram várias perguntas na Live sobre formas de combater o COVID-19, e tenho percebido no mercado uma interpretação equivocada do alcance de esterilização das lâmpada UVC.
Atenciosamente
Marcos Santamaria Alves Corrêa
Celular: (55)(11) 981-161-386
marcos.santamaria@industriastosi.com.br
Pingback: Webinar debate desafios do setor de iluminação em decorrência da pandemia do novo coronavírus – 8/07/2020 as 14hs | Operação & Manutenção Sustentável