Nova tipologia da torre usa cabos de aço para se estruturar

Fonte: Engenharia compartilhada

Um projeto especulativo, o “New York Super Slender”criado por RB Systems, é um arranha-céu futurista que apresenta uma potencial nova tipologia da torre. Com cada vez menos e menores terrenos nas principais cidades e populações cada vez maiores, o projeto levanta o desafio de otimizar a ocupação em um centro urbano restrito e denso.

A torre tem uma projeção de aproximadamente 30 metros x 30 metros e eleva-se 400 metros para o céu. Explora a eliminação de colunas perimetrais, substituindo a sua finalidade estrutural por uma série de cabos de aço que correm e torcem ao longo da altura da torre. Os cabos estão ancorados em uma fundação profunda e amarrados de volta ao núcleo no anel estrutural superior, criando uma força e tensão superficial que pode ser comparada à forma como os doces são mantidos em um invólucro quando as extremidades são torcidas. Este uso de cabos de aço cria uma solução que é leve, porém robusta….

Leia a matéria completa em sua fonte, clicando AQUI.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Mundo, Novas Tecnologias e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s