PROCEL divulga Chamada Pública Procel Edifica 2018

Como muitos já devem saber, a legislação brasileira prevê há muitos anos a “reversão” de 0,1% da Receita Operacional Líquida (ROL) das Distribuidoras de Energia para a aplicação em projetos de eficiência, devidamente escolhidos a partir de critérios também previamente estabelecidos.

Em outras palavras, este percentual da ROL é investido em projetos escolhidos pela ELETROBRÁS, com base na sua relevância técnica e de eficiência energética, utilizando-se de uma metodologia mundialmente conhecida, embasada no IPMVP (Protocolo Internacional de Medição & Verificação).

Assim como em outros processos de certificação de edificações verdes já replicado em vários empreendimentos no Brasil, o PROCEL EDIFICA tem como principal objetivo assegurar não só projetos e construções mais eficientes e sustentáveis, como também a operação sustentável destas mesmas edificações, após as etapas de ocupação e uso.

No último 19 de fevereiro, a ELETROBRÁS divulgou oficialmente a sua Chamada Pública Procel Edifica 2018, que se constitui em um grande e importante processo seletivo destes “projetos e edificações” que receberão esta verba, através de um programa sob a tutela do PROCEL.

O edital de chamada está dividido em 3 (três) modalidades distintas:

  • Construtoras e Incorporadoras
  • Empresas de Facilities e Administradoras Prediais
  • Empresas / Instituições Públicas ou Privadas que possuam edificações horizontalizadas

Trata-se de um modelo de certificação elaborado para o Brasil e que se constitui também no modelo à ser aplicado de forma cada vez mais abrangente em nossos edifícios, que hoje são os responsáveis pelo consumo aproximado de 50% de nossa energia produzida.

O processo de inscrição junto a ELETROBRÁS expirará no próximo dia 02/04/2018 as 17 horas de Brasília, sendo importante que os interessados acessem os links abaixo e façam o seu cadastro / sua inscrição.

Para mais informações sobre o Edital da Chamada Pública, acesse: http://www.eletrobras.com/chamadapublicaedifica

Dúvidas poderão ser respondidas no e-mail cpedifica2018@eletrobras.com

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Eficiência Energética, Facility Management, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s