Seu PC ou notebook gastam muita energia? Saiba como economizar

Fonte: Tech Tudo

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Utilizar o notebook por muito tempo pode causar impacto na conta de energia no fim do mês. Quanto menor a autonomia da bateria, pior para o bolso do consumidor. O TechTudo separou soluções simples para reduzir o gasto com o uso do dispositivo, principalmente para quem tem que usar o computador por horas.

As dicas são como ativar o modo de economia no sistema, desativar a tela enquanto não usar, ou seja, instruções práticas que vão fazer a diferença no final do mês.

1) Modo de economia no notebook e PC

Os notebooks são equipados com baterias internas para serem usados em qualquer lugar. No entanto, caso o gasto no dia a dia seja muito alto, o equipamento vai passar mais tempo plugado na tomada do que deve. Os usuários precisam ficar de olho também nos desktops, que são mantidos na tomada durante o funcionamento.

Para ajudar, o sistema Windows oferece algumas configurações para economizar energia, como a redução do brilho da tela, ajuste de tempo para desativar a máquina, apagar o monitor e mais medidas simples. Elas podem ser personalizadas para o tempo que o usuário achar mais apropriado, sem precisar baixar programas extras.

O “Modo de economia de energia” e os ajustes avançados podem ser encontrados no Painel de Controle do computador ou notebook, no item de “Opções de Energia”. É possível inclusive criar planos de energia com todas as informações ajustadas, conforme seu consumo.

2) Desligue a tela

Pode parecer uma dica simples, mas desligar a tela enquanto não estiver usando o computador faz toda a diferença. O monitor gasta bastante energia, no caso do PC, e muitos notebooks oferecem um botão para apagar a tela, sem reiniciar ou desligar o computador. Dessa forma, você pode fazer uma pausa no trabalho ou entretenimento, sem perder a produção e ainda poupar energia.

3) Desligue o computador no final do dia

Mesmo em stand-by, o computador continua consumindo energia de casa e você vai pagar por isso. Então, para não ter desperdício, caso não esteja baixando arquivos ou atualizando o sistema de noite, desligue a máquina de forma completa, inclusive o botão do estabilizador, que pode ser um dos agravantes nesse desperdício.

4) Mantenha o computador na temperatura certa

Quanto mais uma máquina aquece, maior a quantidade de energia desperdiçada em calor. Com isso, uma dica que ajuda a manter um melhor processamento durante o uso e ainda economizar na conta de energia é manter o notebook ou PC com uma temperatura mais fria. Para isso, vale investir em coolers extras de ventilação ou deixar uma boa circulação de ar no ambiente. Existem programas que ajudam a medir a temperatura da máquina e ter maior controle nesse quesito.

5) Use o modo “Suspender” ou “Hibernar”

Não vai usar o computador nas próximas horas? Então uma forma de poupar energia e depois continuar o trabalho sem perder tempo é usando o modo de “Suspender” (Dormir). Com isso a máquina permanece ligada mas com baixo consumo de energia, sem fechar os aplicativos ou programas. Quando precisar usar novamente, o equipamento será ligado de forma rápida.

Já a função hibernação é mais indicada para quem vai ficar mais tempo longe, pois desliga o computador, salvando os dados em sua memória. As ações também são mantidas no sistema mas o processo demora um pouco mais para retomar. Ele economiza mais energia do que o anterior porque “desliga” a máquina.

6) Invista em uma boa fonte de alimentação

A fonte de energia é responsável pode alimentar o computador e manter a estabilidade do sistema. E ele pode ser um dos maiores responsáveis no gasto da conta de luz no final do mês. Por isso, é indicado investir em uma marca de confiança e principalmente em um modelo que aproveite maior porcentagem de energia, com menos desperdício em calor.

O resultado: o equipamento vai aquecer menos e a energia será melhor utilizada. Uma dica é buscar pelo selo “80 plus” que garante eficiência de pelo menos 80% da energia adquirida.

7) Procure por equipamentos com menor gasto

Vai investir em um computador? Então para ficar menos preocupado na conta de luz, uma dica para economizar é pesquisar antes de comprar por modelos que consomem menos a carga. Nessa categoria, algumas fabricantes investem em tecnologias para produzir aparelhos econômicos e um dos quesitos leva o selo da Energy Star.

Se trata de um programa do governo norte-americano que regula os dispositivos conforme seu gasto de energia, e com isso tem o intuito de proteger o meio ambiente de emissões de gases poluentes e demais meios degradantes na obtenção de energia. Confira a lista de produtos certificados pelo Energy Star. O ideal é pesquisar também pelo consumo em kilowatts do computador, que normalmente está disponível no site da fabricante, e comparar os modelos.

Vale lembrar que muitas das dicas vão mostrar resultado ao longo do tempo, se forem aplicadas de forma conjunta no dia a dia.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s