Costa Rica passou 1º semestre com quase 100% de energias renováveis

Fonte: Portal G1

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

A Costa Rica completou a primeira metade do ano com 98,55% de sua energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis, uma marca histórica para o país, informou o Instituto Costa-riquenho de Eletricidade (ICE).

Dados do Centro Nacional de Controle de Energia do ICE revelaram que a matriz energética do país se abasteceu de água, sol, vento, geotérmica e biomassa e apenas 1,45% foi gerada com a queima de combustíveis fósseis.

“Contar com uma matriz elétrica diversa permite aproveitar com a maior eficiência às condições atmosféricas, ao mesmo tempo em que se reduz as emissões de gases nocivos e se propicia um impacto positivo da estabilidade das tarifas”, comentou Carlos Obregón, presidente executivo do ICE.

Em 2014, o país centro-americano usou fontes térmicas (combustíveis) para gerar 10,34% de sua eletricidade e o ICE espera reduzi-lo a 2,9% no fim deste ano, informou a instituição em um comunicado.

Do total da energia elétrica usada nos primeiros seis meses do ano, 73,26% provêm de fontes hídricas, 13,05% de geotérmica (calor da terra), 10,86% eólica, 1,36% de biomassa e 0,02% solar, todas elas renováveis. O 1,45% restante é a geração térmica, que não é renovável.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Mundo, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s