MRV Engenharia lança selo ambiental para certificação de empreendimentos e canteiros de obras

Fonte: Engenharia Compartilhada

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Serão mais de 26 recomendações obrigatórias para obtenção da certificação

A MRV Engenharia lançou no último dia 22 de junho dois selos ambientais que certificarão os empreendimentos habitacionais e os canteiros de obras da construtora. Intitulados “Lar Verde Lar” e “Obra Viva”, os selos são uma iniciativa pioneira da companhia para incentivar a adoção de práticas sustentáveis, a melhoria contínua da qualidade dos residenciais e da comunidade no entorno.

Para obtenção do selo “Lar Verde Lar” que certifica o empreendimento, o residencial deverá atender a 16 recomendações obrigatórias, como a realização de melhorias no entorno, instalação de coleta seletiva e dispositivos de economia de água e energia como medidores individualizados, sensores de presença e descargas com sistema dual flush. Já o selo “Obra Viva” que certifica o canteiro, prevê que a obra apresente 11 critérios obrigatórios, como sistema de aquecimento solar, gestão de resíduos, utilização de madeira certificada e reaproveitamento de água, entre outros.

Segundo Flávio Vidal, gestor executivo de Inovação e Qualidade da MRV, os selos serão concedidos para as obras iniciadas a partir do próximo mês. “Já estão sendo realizados treinamentos com os engenheiros para prepará-los para o atendimento as especificidades do selos e faremos, ao início de cada obra, uma palestra para sensibilização dos colaboradores. Serão ministrados também, na entrega dos empreendimentos certificados, treinamentos para os síndicos para orientação sobre os sistemas implantados no residencial”, afirmou o gestor. Para garantir que os itens sejam cumpridos, auditorias periódicas serão realizadas pela equipe de Qualidade da MRV.

O gestor informa que a economia de água é uma das prioridades da certificação e que além dos ganhos ambientais, o resultado financeiro para o condomínio é muito significativo. A previsão é que os empreendimentos que possuírem o selo ambiental da MRV tenham uma economia na conta de água, somente com a utilização do sistema dual flush, por exemplo, de 48,5%. “Os selos são motivo de grande orgulho para nós, especialmente por atuarmos no segmento de imóveis econômicos, que normalmente não são contemplados por iniciativas como essa. Nossa expectativa é de que 100% dos empreendimentos e canteiros sejam certificados, a partir da implantação”, afirmou o gestor.

As obras certificadas serão identificadas por meio de placas sinalizadoras no local, e os clientes poderão reconhecer os empreendimentos que possuírem o selo por meio do memorial descritivo do imóvel.

A MRV Engenharia

Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 35 anos de atividades, vendeu mais de 250 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 130 cidades de 19 Estados e no Distrito Federal. No primeiro trimestre ano de 2015 a companhia vendeu 9.040 unidades e lançou 6.282 imóveis.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Sustentabilidade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s