Gasto de energia desnecessário

Fonte: Hoje em dia MG

Por: Leonardo Rivetti (CEMIG)

Acesse aqui o artigo em sua fonte.

A energia elétrica consumida por aparelhos eletrônicos no modo stand-by, ou de espera, pode representar um acréscimo de até 15% na conta de energia. Por isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem se preocupado a informar aos seus clientes que medidas simples podem gerar economia e também evitam esse tipo de desperdício.

Equipamentos que as pessoas costumam ter em casa, como receptores de TV por assinatura, computadores, televisão, micro-ondas, DVDs ou Blu-Rays, dentre outros, podem ficar ligados em modo de stand by 24 horas por dia, e a soma do consumo destes aparelhos, mesmo em “modo de espera”, certamente eleva o valor da conta no final do mês.

Em stand-by, os aparelhos consomem menos do que em uso normal, mas consomem, por analogia, como uma torneira pingando 24 horas. Para evitar esse desperdício é necessário que o consumidor de fato desligue o equipamento ou retire-o da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais e, consecutivamente, também no modo de espera.

Dessa forma, não há dúvida de que a mudança de hábito é a melhor maneira de se evitar o desperdício de energia. Se o consumidor sabe que vai ficar muito tempo sem usar a TV, não custa nada desligá-la.

O consumo de energia depende, praticamente, da potência dos equipamentos e do tempo de utilização. Então é importante utilizarmos equipamentos de menor potência entre os similares e apenas no tempo necessário. Por isso, é importante optar na hora da compra por equipamentos mais eficientes, aqueles identificados com o selo Procel ou com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro.

Um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) divulgado neste ano e denominado More Data, Less Energy: Making Network Stand-by More Efficient in Billions of Connected Devices, apontou que o planeta consumiu s mais de 615 terawatts de energia por hora (TWh) no ano passado com 14 milhões de aparelhos ligados e conectados à internet, incluindo PCs, notebooks, tablets, smartphones, modems, máquinas de lavar, geladeiras e Smart TVs.

Desse total, nada menos que 400 TWh foram jogados fora com o nosso mau hábito de não desligar nossos equipamentos. Essa quantidade é maior do que o consumo de energia elétrica, em 2013, na Noruega e no Reino Unido. Essa energia desperdiçada representa cerca de U$ 80 bilhões.

Em um momento tão adverso para a geração de energia elétrica no Brasil, simples mudanças de comportamento podem impactar positivamente para o meio ambiente. Toda economia que fizermos no presente certamente será importante para as gerações futuras.

Autoria – Leonardo Rivetti – Gerente de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Cidades, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s