Banco Mundial lança guia de eficiência energética para edifícios e cidades

Fonte: Greens Savers

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Portugal – O Banco Mundial lançou recentemente seis guias de apoio à integração da eficiência energética no planeamento urbano e estratégias locais. O objetivo é ajudar as cidades a aumentar a segurança energética, poupar mais energia, reduzir os custos com as emissões de gases e melhorar os serviços municipais.

Os guias foram desenvolvidos pelo Programa de Assistência à Gestão do Setor Energético (ESMAP). Dos guias constam orientações para a melhoria do desempenho energético dos edifícios, técnicas de concepção e construção, medidas para a otimização dos edifícios e substituição de equipamentos com elevados consumos de energia.

“As cidades precisam de tomar decisões difíceis sobre o nível dos investimentos. Por isso, é importante voltar ao início e perceber onde é que estão as oportunidades, quais as medidas que oferecem o maior potencial de melhoria da eficiência energética, a que setores se deve dar prioridade e quais são as barreiras à implementação”, afirmou Anita George, diretora do Energy and Extractives Global Practice do Banco Mundial, ao site Edifícios e Energia.

Os guias do ESMAP integram ainda orientações sobre a integração da eficiência energética nas questões de financiamento, adquisições, transportes e planejamento urbano.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Mundo, Sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s