Empresa criada dentro de universidade faz sucesso com a produção de forno solar

Fonte: Envolverde

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

São Paulo – Uma empresa criada dentro da Universidade Metodista de Piracicaba, no interior de São Paulo, fabrica fornos que funcionam à base de energia solar. Hoje, a Pleno Sol anda com as próprias pernas e já produziu 150 unidades para clientes de todo o Brasil.

“O forno solar permite a economia de recursos naturais. Mais importante: funciona para o preparo de alimentos em locais onde não há recursos naturais, como o semiárido brasileiro ou a África”, explicou Nicolau Bussolati, fundador da Pleno Sol, ao PME Estadão.

Segundo a empresa, o forno “permite o máximo aproveitamento da energia solar independentemente do horário, época do ano ou região”, além de ser potente, versátil e durável.

Antes restrita aos laboratórios de universidades, a biotecnologia ganha cada vez mais espaço fora do ambiente acadêmico, graças a sua capacidade de solucionar uma gama de problemas sociais. “Questões ambientais têm chamado a atenção de empreendedores para o desenvolvimento de produtos e serviços que resolvam desafios enfrentados pelas cidades”, destacou André Viola Ferreira, líder de mercados estratégicos da Ernst & Young.

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Novas Tecnologias e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s