ASHRAE divulga documento com o posionamento a respeito do CO2 am ambientes internos

Fonte: ASHRAE Journal Newsletter

Por: Andrew Persily, Ph.D., Fellow/Life Member ASHRAE; William P. Bahnfleth, Ph.D., P.E., Presidential/Fellow Member ASHRAE; Howard Kipen, M.D.; Josephine Lau, Ph.D., Member ASHRAE; Corinne Mandin, Ph.D.; Chandra Sekhar, Ph.D., Fellow ASHRAE; Pawel Wargocki, Ph.D., Member ASHRAE; Lan Chi Nguyen Weekes, P.E., Member ASHRAE

A ASHRAE divulgou neste último mês de maio um documento com o seu posicionamento e recomendações a respeito da preocupação, do monitoramento e da utilização de métricas envolvendo a taxa de CO2 em ambientes internos no contexto dos sistemas de ventilação e controle da qualidade do ar interno (QAI).

O documento expõe algumas preocupações quanto a interpretações e mau entendimentos a respeito do uso da concentração de CO2 como métrica para controles em ventilação no AVAC-R, incluindo as mais recentes condições vivenciadas com a pandemia e a saúde dos ocupantes nestes ambientes.

Embora redigido em inglês, recomenda-se a leitura do documento cujo link se encontra abaixo, pois independentemente do momento pelo qual passamos (pandemia de COVID-19), se observou no Brasil uma sequência de implantações de sistemas de controle da taxa de renovação de ar externo através do monitoramento das concentrações internas de CO2, sendo necessário que se compreenda melhor a sua aplicação, assim como a importância quanto aos modos de medição, a calibração de sensores e o seu adequado posicionamento no ambiente.

Em termos de operação e manutenção, o que se tem observado no mercado é o desconhecimento quanto ao posicionamento e demais cuidados com os sensores (calibração, aferição, etc), o desconhecimento quanto ao uso de parâmetros de controle (para a operação da lógica de automação), além de falhas no cumprimento não só de rotinas de manutenção em sistemas (de automação), como também em rotinas de verificação e manutenção mecânica em dampers e em seus moto-atuadores.

O documento é muito interessante e esclarecedor, apesar de objetivo, razão pela qual recomendo a sua leitura.

Segue abaixo a chamada da ASHRAE e o link para o download e leitura do documento.

ASHRAE Position Document on Indoor CO2

By Andrew Persily, Ph.D., Fellow/Life Member ASHRAE; William P. Bahnfleth, Ph.D., P.E., Presidential/Fellow Member ASHRAE; Howard Kipen, M.D.; Josephine Lau, Ph.D., Member ASHRAE; Corinne Mandin, Ph.D.; Chandra Sekhar, Ph.D., Fellow ASHRAE; Pawel Wargocki, Ph.D., Member ASHRAE; Lan Chi Nguyen Weekes, P.E., Member ASHRAE

This column discusses ASHRAE’s recently issued Position Document on Indoor CO2 on the role of indoor CO2 in the context of building ventilation and IAQ. The column presents the positions and recommendations in the document, which also contains a thorough discussion of the supporting background and extensive references for the interested reader.

Link para o artigo e download do documento.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s