Fonte: ASHRAE Journal Newsletter
Por: Andrew Persily, Ph.D., Fellow/Life Member ASHRAE; William P. Bahnfleth, Ph.D., P.E., Presidential/Fellow Member ASHRAE; Howard Kipen, M.D.; Josephine Lau, Ph.D., Member ASHRAE; Corinne Mandin, Ph.D.; Chandra Sekhar, Ph.D., Fellow ASHRAE; Pawel Wargocki, Ph.D., Member ASHRAE; Lan Chi Nguyen Weekes, P.E., Member ASHRAE
A ASHRAE divulgou neste último mês de maio um documento com o seu posicionamento e recomendações a respeito da preocupação, do monitoramento e da utilização de métricas envolvendo a taxa de CO2 em ambientes internos no contexto dos sistemas de ventilação e controle da qualidade do ar interno (QAI).
O documento expõe algumas preocupações quanto a interpretações e mau entendimentos a respeito do uso da concentração de CO2 como métrica para controles em ventilação no AVAC-R, incluindo as mais recentes condições vivenciadas com a pandemia e a saúde dos ocupantes nestes ambientes.
Embora redigido em inglês, recomenda-se a leitura do documento cujo link se encontra abaixo, pois independentemente do momento pelo qual passamos (pandemia de COVID-19), se observou no Brasil uma sequência de implantações de sistemas de controle da taxa de renovação de ar externo através do monitoramento das concentrações internas de CO2, sendo necessário que se compreenda melhor a sua aplicação, assim como a importância quanto aos modos de medição, a calibração de sensores e o seu adequado posicionamento no ambiente.
Em termos de operação e manutenção, o que se tem observado no mercado é o desconhecimento quanto ao posicionamento e demais cuidados com os sensores (calibração, aferição, etc), o desconhecimento quanto ao uso de parâmetros de controle (para a operação da lógica de automação), além de falhas no cumprimento não só de rotinas de manutenção em sistemas (de automação), como também em rotinas de verificação e manutenção mecânica em dampers e em seus moto-atuadores.
O documento é muito interessante e esclarecedor, apesar de objetivo, razão pela qual recomendo a sua leitura.
Segue abaixo a chamada da ASHRAE e o link para o download e leitura do documento.
ASHRAE Position Document on Indoor CO2
By Andrew Persily, Ph.D., Fellow/Life Member ASHRAE; William P. Bahnfleth, Ph.D., P.E., Presidential/Fellow Member ASHRAE; Howard Kipen, M.D.; Josephine Lau, Ph.D., Member ASHRAE; Corinne Mandin, Ph.D.; Chandra Sekhar, Ph.D., Fellow ASHRAE; Pawel Wargocki, Ph.D., Member ASHRAE; Lan Chi Nguyen Weekes, P.E., Member ASHRAE
This column discusses ASHRAE’s recently issued Position Document on Indoor CO2 on the role of indoor CO2 in the context of building ventilation and IAQ. The column presents the positions and recommendations in the document, which also contains a thorough discussion of the supporting background and extensive references for the interested reader.
Link para o artigo e download do documento.
