A Coronacrise: natureza, impactos e medidas de enfrentamento no Brasil e no mundo

Fonte: Engenharia Compartilhada

Por: Instituto de Economia da UNICAMP (http://https//www.eco.unicamp.br/): Guilherme Mello, Ana Luíza Matos de Oliveira, Ana Paula Guidolin, Camila de Caso, Grazielle David, Julio Cesar Nascimento, Ricardo Gonçalves, Tiago Seixas

Leia aqui a matéria diretamente em sua fonte.

http://portalclubedeengenharia.org.br/
  • A CRISE ECONÔMICA PROVOCADA PELA DISSEMINAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS TEM INÍCIO NA ESFERA PRODUTIVA E IMPACTA OS MERCADOS FINANCEIRO E DE CRÉDITO. É O OPOSTO DO OCORRIDO EM 2008. EM VISTA DISSO, A SAÍDA DA CRISE OCORRERÁ APENAS QUANDO A SITUAÇÃO SANITÁRIA FOR CONTROLADA. ENQUANTO ISSO, HÁ POUCO O QUE OS BANCOS CENTRAIS POSSAM FAZER PARA SALVAGUARDAR A ECONOMIA, COMO FOI FEITO EM 2008, QUANDO A INJEÇÃO DE LIQUIDEZ E O “SALVAMENTO” DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS FORAM CAPAZES AMENIZAR A QUEDA DA PRODUÇÃO.
  • DIANTE DESTE CENÁRIO, DIVERSOS GOVERNOS APOSTAM NA UTILIZAÇÃO MASSIVA DA POLÍTICA FISCAL. O COMBATE AOS EFEITOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA CRISE SERÁ UMA DAS OPERAÇÕES FISCAIS MAIS OUSADAS DA HISTÓRIA RECENTE DO CAPITALISMO. ALÉM DISSO, SERÁ PRECISO AMPLIAR A OFERTA DE CRÉDITO ATRAVÉS DE BANCOS PÚBLICOS, JÁ QUE AS INSTITUIÇÕES PRIVADAS ESTARIAM LIMITADAS DIANTE DOS RISCOS DO CENÁRIO ATUAL. TANTO O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL QUANTO O BANCO MUNDIAL RECOMENDAM AOS PAÍSES AMPLIAR URGENTEMENTE OS GASTOS COM SAÚDE E BUSCAR MEDIDAS DE APOIO AOS MAIS VULNERÁVEIS.
  • O BRASIL APRESENTA UMA VANTAGEM TEMPORAL DIANTE DESSA PANDEMIA: PODEMOS OBSERVAR O IMPACTO DO COVID-19 EM OUTROS PAÍSES E ADOTAR MEDIDAS EFICAZES PARA FREAR O SURTO. NO CURTO PRAZO, O BRASIL APRESENTA A VANTAGEM DE TER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), COM APRESENTA GRANDE CAPILARIDADE, PORÉM COM CRÔNICO SUBFINANCIAMENTO.
  • EM RELAÇÃO À NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL AMPLO A SITUAÇÃO NO BRASIL É COMPLEXA, SEJA PELA SITUAÇÃO PRECÁRIA DE MORADIA QUE PARTE SIGNIFICATIVA DOS BRASILEIROS SE ENCONTRAM, SEJA PELA ESTRUTURA DO MERCADO DE TRABALHO, COM TAXA DE INFORMALIDADE DE 40,7% (CHEGANDO 38,3 MILHÕES DE PESSOAS) E ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL. É INSUSTENTÁVEL PARA QUE ESSES TRABALHADORES PERMANECEREM DE QUARENTENA, SEM RENDA.
  • AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO BRASILEIRO NO FRONT ECONÔMICO, ATÉ AGORA, SÃO EM GRANDE PARTE REMANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO, SEM INJEÇÃO DE RECURSOS NOVOS NA ECONOMIA COMO OUTROS PAÍSES ANUNCIARAM.
  • A PARTIR DA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL, O TEXTO ELENCA UMA SÉRIE DE MEDIDAS DE CURTO E LONGO PRAZO NO ÂMBITO DA SAÚDE, ASSISTÊNCIA E PREVIDÊNCIA, POLÍTICA FISCAL E POLÍTICA MONETÁRIA E DE CRÉDITO PARA ENFRENTAR A CRISE, EM ESPECIAL PRESERVANDO A RENDA DOS MAIS VULNERÁVEIS.
  • MESMO QUE MEDIDAS ADEQUADAS DE COMBATE À PANDEMIA SEJAM TOMADAS E SE MOSTREM CAPAZES DE MINIMIZAR SEUS EFEITOS SOCIAIS E ECONÔMICOS, A ECONOMIA MUNDIAL DEVE SAIR MUITO DIFERENTE DA CRISE. NO BRASIL, A PANDEMIA COLOCA EM XEQUE AS PRIVATIZAÇÕES, A CONDUÇÃO DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS COM REGRAS FISCAIS INADEQUADAS, A PRECARIZAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO E A VULNERABILIDADE SOCIAL. REPENSAR O CAMINHO E ALTERAR A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO, ADEQUANDO-A AO NOVO CAPITALISMO QUE SURGIRÁ APÓS A CORONACRISE, SERÁ O GRANDE DESAFIO DAS PRÓXIMAS DÉCADAS.

Baixe a nota completa aqui.

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Brasil, Mundo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s