COVID-19 em nossas operações diárias: Vamos colocar em prática aquilo que já conhecemos!

Obs: Imagem do Coronavirus extraída do site da Nações Unidas (https://nacoesunidas.org)

Tenho visto e conversado com alguns colegas que atuam em operações no Brasil, extremamente preocupados com a pandemia que assolou o mundo e que vem, a cada dia, produzindo números assustadores, com os quais devemos nos preocupar.

Trata-se, na realidade, de uma guerra mundial e quase invisível, na qual nos encontramos inseridos e que nos força à colocar em prática cuidados e procedimentos já conhecidos, em conjunto com alguns cuidados importantes e adicionais.

Embora o brasileiro tenha tradicionalmente uma preocupação com limpeza e organização, ainda que nada possa ser afirmado de forma generalizada (vide os nossos hábitos pessoais, o nosso metrô que é reconhecido mundialmente, etc), temos também como fato comum o relaxamento histórico com cuidados pessoais, tais como o uso de cuidados para a nossa própria higiene pessoal.

Quem de nós não aprendeu quando ainda criança sobre a necessidade de lavar as mãos antes e após a realização de eventos? E quem de nós não aprendeu em sua vida profissional sobre os cuidados necessários à sua segurança e ao cuidado para com o próximo (SSMA)?

Sinceramente, acredito que quase nenhum leitor tenha escapado de tais exemplos acima…

Adicionalmente, nos acostumamos a “desenhar” planos de contingência e de gestão de crises em nossas operações, planos estes as vezes ridicularizados por alguns (ameaça de bombas, etc), embora extremamente necessários.

Pois bem, estamos em guerra, e precisamos nos reeducar e colocar em prática tudo aquilo que já conhecemos, inserindo também os cuidados e orientações específicas que nos forem passadas pelos orgãos competentes. Além disso, temos uma tarefa excepcional que é a de conscientização de colegas, colaboradores e usuários, com profissionalismo, humanidade e sem terrorismos, assim como já estamos acostumados a fazer em situações de extrema emergência, como em abandonos de edifícios e até mesmo, em ameaças de bomba, etc…

Mas antes disto, precisamos acreditar que estamos em guerra e que não estamos sozinhos! Precisamos também acreditar que esta situação que assola o mundo pode nos ensinar, recuperar ou reforçar o respeito ao próximo, os limites da nossa individualidade, o respeito aos procedimentos e normas e sobre a importância de uma atuação coletiva para enfrentar situações como esta, de forma humana e profissional.

As gerações anteriores as nossas enfrentaram guerras e crises econômicas, que as fizeram aprender, a se unir e crescer…. Agora, será a nossa vez de aprender e, principalmente, de nos unirmos e crescer com toda esta situação.

Não podemos mais nos omitir e imaginar que as pedras caem somente no telhado do vizinho… Precisamos nos inserir como cidadãos brasileiros e do mundo, respeitando ao próximo e ao nosso planeta.

Vamos aproveitar esta oportunidade de aprender e de ajudar a humanidade!

Vamos aprender o novo e colocar em prática tudo o que já conhecemos e que, de alguma forma, esteve ou está adormecido…

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s