Secovi-SP atualiza manuais de escopo para atenderem à NBR 15.575

Fonte: AECWeb / SECOVI

Por: Yuri Soares

Acesse aqui a matéria em seu veículo original.

Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços terão capítulo sobre atendimento à Norma de Desempenho e modelos de memoriais descritivos

Manuais descrevem atividades e produtos de cada etapa do projeto (Créditos: Matej Kastelic/ Shutterstock)

O conteúdo dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, elaborado sob coordenação do Sindicato de Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), foi atualizado para atendimento à Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575:2013).

O conjunto de documentos, que descreve atividades e produtos de cada etapa do projeto, recebeu três novidades. A primeira se refere a inclusão do capítulo “Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho” nos manuais de Escopo aplicáveis. A capa dos documentos passa a receber o selo NBR 15.575.

O Guia para utilização dos Escopos de projeto de edificações habitacionais também foi modificado para atender à norma. O material visa esclarecer os critérios utilizados no desenvolvimento dos escopos de desempenho e apresenta orientações gerais para seu atendimento nos diversos projetos de um empreendimento imobiliário.

A terceira e última mudança abrange os Modelos de Memoriais Descritivos, documentos que indicam premissas e considerações do projeto de um empreendimento, incluindo informações relativas ao atendimento dos requisitos previstos na referida norma.

Para ler os manuais, acesse: http://www.manuaisdeescopo.com.br/memoriais/

(Com informações do Secovi-SP)

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Normas Técnicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s