Parabéns as profissionais de manutenção e de Facility Management. Parabéns as mulheres neste dia internacional da mulher!!

Há aproximadamente 33 anos, quando iniciava a minha caminhada ainda como estagiário, conheci uma profissional de manutenção industrial chamada Monica (não me recordo o sobrenome), que permaneceu na empresa onde eu estagiava por mais algum tempo, até ser convidada à assumir uma nova oportunidade em sua carreira.

Era uma profissional fantástica, de colocar muitos homens e profissionais de manutenção literalmente “no bolso”, sendo que espero que a vida profissional a tenha reconhecido por sua capacidade e profissionalismo.

Alguns anos mais tarde, tive a imensa oportunidade não só de trabalhar, mas, de aprender muito com uma profissional que me ensinou a ser um líder de pessoas em minha profissão, respeitando-as e respeitando as diferenças, sem perder o foco é a busca pela qualidade e pelos resultados. Aprendi a planejar melhor e a trabalhar com prioridades, a partir de um maior entendimento sobre as necessidades e expectativas do cliente.

Por fim, há pouco mais de 17 anos compartilho a sociedade de minha empresa com um profissional fantástica, uma Gestora nata e sem a qual a A&F talvez não teria completado o seu 17o ano de vida em dezembro último; como ela mesmo me diz, somos uma somatória de competências.

Por tudo isso que a vida me ensinou e que certamente ensina diariamente à muitos colegas e profissionais, acho um enorme absurdo a ocorrência de discriminação em relação às mulheres em suas profissões, em pleno século XXI!

Aliás, uma vergonha de um mesmo tamanho e porte, em relação a um outro absurdo que é o racismo.

Espero realmente que as novas gerações, que tiveram, têm e ainda terão a oportunidade de nascer em períodos da história onde se conquistam quebras de paradigmas e situações dogmáticas, se dispam destes ransos da humanidade e, finalmente, reconheçam a inexistência de diferenças, sejam em relação às pessoas, a cor, ao sexo, ao profissionalismo, aos salários, etc…

Parabéns às mulheres em seu dia internacional!

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s