Fonte: Revista Infra – Mundo Facility
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
Três exemplos mostram os benefícios da modernização predial
Em uma tradução livre, o termo “retrofit” pode ser entendido como “colocar o antigo em boa forma”. Quando diz respeito ao mercado imobiliário, significa renovar um edifício já existente (modificando ou não o seu uso), modernizando-o e implantando tecnologias mais atuais. Trata-se de uma tendência urbana mundial, estratégica e promissora, que além de promover o bem-estar dos usuários e a produtividade, otimiza o uso de recursos, reduzindo custos de operação, manutenção e consumo energético, com consequente valorização imobiliária. Leia matéria completa aqui.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Sobre Alexandre Lara
Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade.
Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção.
É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET.
Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.