É evidente que, dependendo da edificação, de seu uso, de sua localização e mercado ao qual serve, de sua instalação e estado, assim como de seus custos operacionais, o retrofit poderá ser um fantástico negócio aos seus proprietários e também aos usuários da edificação.
No entanto, toda e qualquer análise deverá se pautar não somente sobre o estado (status atual), mas principalmente sobre as necessidades atuais e expectativas do proprietário para o uso de seu negócio.
Isto demandará uma entrevista com os seus proprietários e responsáveis, antes de uma criteriosa análise sobre a edificação e sua infraestrutura.
Porém, um outro ponto igualmente importante e referente ao retrofit será a condição de se prorrogar a vida útil e de se manter o desempenho de seus sistemas, durante o maior período possível após a realização e conclusão do retrofit.
Neste caso, esbarraremos em outras questões que já vêm sendo debatidas neste blog desde seu primeiro post em 2012:
- O planejamento e controle da operação e manutenção
- O retrocomissionamento de sistemas e instalações
- O treinamento e a capacitação de profissionais de O&M
- A gestão da O&M