Olimpíada no Rio: valeu a pena?

Fonte: Valor Online

Por: Aloisio Araújo

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Do ponto de vista da cidade do Rio de Janeiro é mais fácil dizer que sim. A maioria dos benefícios ficou concentrada aqui e a maioria dos custos fica dispersa pelo resto do Brasil. E certamente foi também o caso de Barcelona.

Os gastos com infraestrutura, como metrô, BRT, túneis, VLT etc. têm um benefício grande para a população, mas mesmo aqui os benefícios podem ser contestados, pois talvez tivessem sido maiores ainda. Grande parte das arenas olímpicas são na Barra, deslocando assim o maior dos investimentos, o metrô e a expansão da Lagoa-Barra para essa região. No entanto os benefícios econômicos e sociais dos investimentos em mobilidade urbana seriam maiores caso tivessem sido feitos no subúrbio e zona norte, pois beneficiaria um número bem maior de pessoas, mesmo corrigindo a enorme diferença do custo de oportunidade e de tempo, isto é, de renda.

Quanto aos incentivos à prática de esporte, o benefício alcançado é ínfimo comparado com os benefícios da construção de quadras esportivas que atualmente só está disponível em 35% de nossas escolas e, mesmo nessas, são precárias. Uma vez feito esse tipo de investimento, aí sim o Brasil poderia disputar outras Olimpíadas de forma tão gloriosa. Uma boa parte dos gastos é simplesmente efêmero e vai ser desfeito quando terminarem os Jogos.

A crítica de corrupção não acredito ser válida, pois esta está infelizmente presente em praticamente todos os investimentos públicos e não é uma característica da Olimpíada. Sem dúvida o momento é de frustração dos investimentos que foram prometidos, mas que não foram realizados, como saneamento e na limpeza da Baía de Guanabara.

A expansão da rede hoteleira é um legado que só vai ser útil na medida em que conseguirmos expandir o turismo. E aí vem os lobbies, positivos a meu ver, a favor da maior facilidade para concessão de vistos. Mas o lobby de valor mais questionável, a meu ver, é a liberação dos cassinos.

Para uma visão cética do legado olímpico, recomendo o excelente livro de Davi Goldblatt “The Games: A Global History of the Olympics”. Quanto às minhas experiências pessoais na Olimpíada até aqui, devo dizer que fiquei surpreso com o serviço de alimentação e bebidas, que estava a cargo do que parecia ser uma empresa perdida da era soviética: faltava quase tudo, filas longas e produtos caros. As músicas nos estádios de vôlei eram ensurdecedoras e não deixavam espaço para uma apreciação plena do esporte em si.

O acesso proporcionado pela revitalização da área portuária do Rio Antigo e a valorização do nosso passado escravagista nos deixam um profundo legado. Para terminar de forma menos amarga, a abertura foi esplendorosa, principalmente porque foi feita com custos baixos, o que é extremamente positivo em tempos difíceis para nosso país. A cidade está uma festa!

Economista da EPGE/FGV

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Cidades e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s