Conceitos de Engenharia X Tecnologias (no ambiente da manutenção)

Por: Carlos Alberto Ligori – Gerente de Contas, comercialização de soluções industriais para melhorar performance dos processos e pessoas

Clique aqui para acessar a publicação original no Linkedin.

AAEAAQAAAAAAAAjcAAAAJGM1MjZhNzJkLTUzNjAtNGQ4YS1iNjg2LTg2ZDY1YTkxNDUwYg

Mesmo tendo o melhor conceito em engenharia, se não tivermos a melhor tecnologia de apoio para aplica-los, os resultados serão sempre insatisfatórios, demorados, pois teremos que ajustar a tecnologia aos conceitos para termos melhores resultados.

O mesmo ocorre ao inverso se tivermos a melhor tecnologia aplicando em conceitos falhos, levaremos mais tempo para obter resultados, pois teremos de aprender os conceitos com as tecnologias, que podem não conter os melhores conceitos.

O que fazer?  Vamos primeiro pegar um exemplo simples, porém com o mercado dizendo ser o mais complicado dentro da engenharia, um departamento de manutenção.

  • Como é visto este departamento pela gestão da empresa? Apenas como um centro de despesas? Ou um centro de despesas que podem gerar melhores lucros na empresa?
  • Quais conceitos de engenharia são utilizados pelo departamento?
  • Quais tecnologias são utilizadas para consolidar aplicação destes conceitos?
  • Quantas vezes os gestores do departamento de manutenção aplicaram uma VSM (Value Stream Mapping ), para verificar aplicação dos melhores conceitos de engenharia e tecnologias foram realizados? Lembrando que este conceito é aplicado em produção e para aplica-lo na manutenção devemos começar a visualizar a manutenção como produção.
  • Baseado na VSM anterior e as atuais, após implantação dos conceitos e tecnologias, quais foram os resultados obtidos? Foram devidamente analisados, os números do fracasso ou do sucesso? Pois os dois nos trazem conhecimentos para serem replicados ou não replicados.
  • Os melhores resultados serão obtidos quando realizado um planejamento prévio com a determinação clara dos objetivos e posteriores metas a serem conquistadas.
  • Só lembrando que no passado os mais planejados conquistavam os melhores resultados, atualmente somente os mais rápidos e eficientes no planejamento estratégicos conquistam resultados.

Uma ótima aquisição seria adquirir uma solução tecnológica desenvolvida por consultoria de engenharia, porém estas não existem, pois normalmente são fracas em desenvolvimento na tecnologia da informação, sendo lentas e pouco eficientes.

Já as empresas de tecnologia que se envolvem nos conceitos de engenharia, têm muito pouca prática no dia a dia de engenharia e acabam criando grandes elefantes brancos, engessando as soluções e criando inúmeras dificuldades para os usuários.

Cabe aos gestores analisarem profundamente quais resultados realmente querem obter e mediante isto, adquirem soluções que possam crescer, amadurecer e tendo opção de funcionalidade que permitam rapidamente novos objetivos e metas, mediante a conquista de cada resultado criado como meta.

Me coloco a disposição para nos reunirmos e conversamos sobre VSM na manutenção.

Carlos Alberto Ligori – ca.ligori@uol.com.br

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s