Eficiência energética

Fonte: Revista Conhecimento Prático em Geografia

Acesse aqui para ler a reportagem na íntegra, diretamente em sua fonte.

“País não precisa diminuir consumo, mas consumir energia de forma mais eficiente”, afirma especialista em regulação da Aneel

Segundo especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Daniel Vieira, que participou do último dia de congresso na Latin Américan Utility Week – evento voltado para o setor de utilities que aconteceu em São Paulo, conscientizar a população brasileira a consumir menos energia elétrica não deve ser prioridade do governo nem das concessionárias de energia elétrica. Para ele, o prioritário para o pais é concentrar esforços e investimentos no ganho de eficiência na geração e no consumo inteligente, para resolver a lacuna existente na demanda energética dos estados brasileiros.

Na visão de Vieira, o Brasil precisa de mais qualidade de serviço, redução de perdas e diminuição dos picos de consumo para atingir um nível aceitável e mais inteligente. “Necessitamos ampliar as fontes de energia. Sair do lugar comum em termos de geração de energia eólica, biomassa, solar, hidráulica e termo-elétrica. Temos que regulamentar novas formas de produção, como a de força motriz humana, ou a geração distribuída em um condomínio, por exemplo”, destacou.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s