Fonte: Revista Conhecimento Prático em Geografia
Acesse aqui para ler a reportagem na íntegra, diretamente em sua fonte.
“País não precisa diminuir consumo, mas consumir energia de forma mais eficiente”, afirma especialista em regulação da Aneel
Segundo especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Daniel Vieira, que participou do último dia de congresso na Latin Américan Utility Week – evento voltado para o setor de utilities que aconteceu em São Paulo, conscientizar a população brasileira a consumir menos energia elétrica não deve ser prioridade do governo nem das concessionárias de energia elétrica. Para ele, o prioritário para o pais é concentrar esforços e investimentos no ganho de eficiência na geração e no consumo inteligente, para resolver a lacuna existente na demanda energética dos estados brasileiros.
Na visão de Vieira, o Brasil precisa de mais qualidade de serviço, redução de perdas e diminuição dos picos de consumo para atingir um nível aceitável e mais inteligente. “Necessitamos ampliar as fontes de energia. Sair do lugar comum em termos de geração de energia eólica, biomassa, solar, hidráulica e termo-elétrica. Temos que regulamentar novas formas de produção, como a de força motriz humana, ou a geração distribuída em um condomínio, por exemplo”, destacou.