Inmetro autoriza laboratórios TÜV Rheinland no exterior para testar equipamentos de energia solar

Fonte: Procel Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de autorizar outros cinco laboratórios no exterior da TÜV Rheinland, um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, para testar equipamentos voltados à geração de energia solar no Brasil, incluindo os módulos e inversores fotovoltaicos importados e fabricados no país.

Com a nova autorização, a TÜV passa a disponibilizar os modernos Centros de Ensaios instalados nos Estados Unidos, Japão, Índia, Itália e Taiwan para os testes, totalizando sete laboratórios aptos a atuarem para o mercado brasileiro. No início do segundo semestre de 2015 o Instituto já havia acreditado para os testes os laboratórios da empresa localizados na Alemanha e na China.

Os testes realizados pela TÜV Rheinland compreendem a verificação da eficiência energética de todos os aparelhos, de acordo com as portarias 004/2011 e 357/2014 do Instituto, bem como a medição de desempenho e segurança dos inversores fotovoltaicos, conforme a norma ABNT NBR 16150 e NBR IEC 62116. Os laboratórios também possuem escopo completo para padrão IEC.

A TÜV Rheinland é uma das principais organizações de todo o mundo responsável por verificar os aspectos relacionados aos projetos fotovoltaicos e atestar a qualidade e procedência dos equipamentos usados na geração de energia solar.

“Com mais de 12GW inspecionados em plantas fotovoltaicas, a TÜV Rheinland ainda atua desde a fase de desenvolvimento e planejamento das plantas, no funcionamento e na manutenção, bem como no fechamento ou venda das usinas de energia solar”, afirma o porta-voz da TÜV Rheinland Brasil, Daniel Vilhena.

Os serviços, que oferecem segurança aos investidores, englobam análises de viabilidade dos projetos; estimativas de rendimento e desempenho; inspeções e testes pré-embarque de equipamentos; e o monitoramento da construção das plantas.

* Com assessoria de imprensa

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Inmetro autoriza laboratórios TÜV Rheinland no exterior para testar equipamentos de energia solar

  1. Pingback: Inmetro autoriza laboratórios TÜV Rheinland no exterior para testar equipamentos de energia solar – INCOENERGY Renováveis SA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s