Irrigação inteligente de “Jardim Elevado” no Minhocão

Fonte: Revista Infra

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Tecnologia da Regatec consiste em gotejamento que evita o desperdício de água no processo

No próximo sábado, 5 de setembro, será inaugurado o primeiro painel verde nos edifícios da região central de São Paulo. Trata-se do Condomínio Edifício Huds, entre a rua Helvétia e Avenida São João, no Elevado Costa e  Silva (Minhocão). O painel, com 302 metros quadrados, e cerca de 30 espécies de plantas, utilizará uma tecnologia diferenciada e com alta performance com uso racional da água.

A técnica consiste em vários setores de gotejamento, que diferenciam a irrigação de acordo com a altura. A vegetação contará, ainda, com micro aspersão para lavagem das folhas e adubação. Na parte inferior do painel haverá uma calha que coleta de volta a água fazendo um circuito fechado, com total aproveitamento dos recursos hídricos utilizados na etapa de irrigação.

O sistema dispõe de um controlador digital com capacidade de monitorar as vazões e, em caso de falha, emitir um alarme. Haverá um agrônomo dedicado ao monitoramento do projeto.

A Regatec, responsável por essa tecnologia no Brasil, garante que um projeto como este, seguindo à risca o processo correto de instalação e manutenção, pode ultrapassar 20 anos.

Para o diretor da Regatec, Danny Braz, trata-se de um grande desafio e uma ação pioneira. “Agregar tecnologia de uso racional dos recursos a projetos de impactos socioambiental traz benefícios que vão além da estética, como também melhorias para a qualidade de vida das pessoas nas cidades”, conclui o executivo.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Sustentabilidade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s