Resgate de pessoas retidas no elevador

Apenas um comentário específico, no que se refere ao posicionamento dos sistemas sonoros de alarme e interfones….

Existem algumas edificações (novos projetos e edificações existentes) nas quais se observa o posicionamento destes sistemas em portarias ou salas de controle onde não se observa a presença constante de funcionários, o que coloca em risco a efetividade e rapidez no atendimento.

É muito importante que o gestor de FM ou O&M observe este tipo de situação.

—————————————————————————————–

Fonte: Revista Infra

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Você sabe como proceder?

Falta de manutenção ou queda de energia podem ser os fatores responsáveis pelo não funcionamento de elevadores ou por sua parada enquanto passageiros estejam utilizando-o. Apesar de o imprevisto acontecer repentinamente, é importante que usuários e funcionários do condomínio mantenham a calma para executar passos importantes para o resgate das pessoas retidas no equipamento.  A fabricante de elevadores Atlas Schindler sugere algumas dicas importantes caso isso aconteça:

  • O resgate de pessoas retidas no elevador só poderá ser realizado com segurança pelo técnico de manutenção dos elevadores ou pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua.
  • Utilize o interfone ou o intercomunicador da cabina para solicitar à portaria que chame o técnico da empresa de manutenção dos elevadores.
  • Se o elevador não possuir esse dispositivo, utilize o botão de alarme para emitir um sinal sonoro.
  • Caso haja dificuldade em se comunicar com a portaria, há uma placa com os telefones da empresa de manutenção afixada no interior da cabina.
  • Não aceite ajuda de pessoas não autorizadas para sair da cabina; isso poderá colocar sua vida em risco.
  • Mantenha a calma e não tente sair da cabina sem a devida orientação

COMO O CONDOMÍNIO DEVE PROCEDER

Além da colaboração por parte dos passageiros, síndico e representante legal do condomínio também devem saber agir em casos de pessoas retidas no elevador. Veja como:

  • Orientar os condôminos do edifício sobre o correto procedimento no caso de pessoas retidas no elevador. Afixar informativos em local visível; nele há mensagens sobre o assunto para os usuários dos equipamentos.
  • Se algum usuário ficar retido no elevador, os profissionais do condomínio devem chamar imediatamente o técnico da empresa de manutenção dos elevadores, informando que há pessoas retidas no interior da cabina.
  • Utilize o interfone ou o intercomunicador para solicitar ao usuário que mantenha a calma e aguarde pelo resgate seguro. Se o elevador não possuir esse dispositivo, fique atento ao sinal sonoro emitido pelo botão de alarme para realizar essa comunicação no local da paralisação.
  • Sinalize devidamente que o elevador está fora de uso (placa Fora de Uso). Lembre-se! O resgate de pessoas retidas no elevador só poderá ser realizado pelo técnico de manutenção dos elevadores ou pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua.
Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Comentarios do Bloggeiro e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s