Inspiração natural

Fonte: Revista Construir

Acesse aqui e leia a reportagem na íntegra:  Revista Construir.pdf

Muito além de uma casa verde com design e eficiência energética, o projeto de casa sustentável erguida em Petrópolis propõe um novo método de construir

Rio de Janeiro – Em tempos de escassez de recursos naturais, ideias e atitudes sustentáveis ganham destaque, principalmente nas áreas de arquitetura e construção. Seguindo essa linha, o Movimento Terras propõe a implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em Pedro do Rio, distrito do município de Petrópolis. RJ. Idealizado pelo arquiteto carioca Sérgio Conde Caldas, o projeto desenvolve práticas de eficiência energética atuais e busca aproveitamento desde o processo de planejamento e construção até a utilização futura.

A reportagem da revista Construir apresenta os detalhes deste empreendimento que é composto por oito lotes de 2.500 metros quadrados e já recebeu o selo BREeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Methodology), que corresponde a mais antiga certificação de sustentabilidade, até então inédita na América Latina.

A Casa 1 do condomínio é energeticamente eficiente, e serve de modelo para a criação de um novo modelo de moradia. As casas também são iluminadas por lâmpadas de LED, que só são utilizadas no período noturno, já que durante o dia é aproveitada a iluminação natural. Já os vidros, além de deixar passar a luz natural para o interior da casa, ainda bloqueiam 48% do calor, o dispensou o uso do ar-condicionado na casa. Segundo o arquiteto Sérgio Conde Caldas, todo o projeto foi concebido para a economia de energia, sustentabilidade e baixo custo de manutenção.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Cidades, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s