Fonte: Edifícios e Energia
Acesse aqui o artigo em sua origem.
Portugal – Já são conhecidos os três projetos de eficiência energética e renováveis que venceram os Prêmios Europeus da Energia Sustentável: Desendolla’t, Co-operative Energy’s User Chooser e EcoGater receberam a premiação. As iniciativas sobressaíram por serem “ideias únicas que colocam o consumidor no centro do sistema energético — em linha com os planos da União Europeia para a criação da União Energética”, disse o comissário europeu para a Acção Climática e Energia, Miguel Arias Cañete.
Conseguindo uma redução de custos no valor de 281 mil euros, o projeto Desendolla’t, implementado em Vic (Espanha), atingiu uma economia de energia de 21%, em 27 escolas, num período de dois anos. Foram adotadas técnicas como os contadores inteligentes e aquecimento central passível de ser controlado remotamente. Além disso, foram ainda realizados workshops de forma a melhorar as técnicas de gestão energética naqueles espaços.
Desde a energia solar à eólica, o projeto de Warwick (Reino Unido) Co-operative Energy’s User Chooser permite aos usuários selecionarem o tipo de energia que pretendem utilizar e, ainda, definir o local específico de onde esta provem — seja uma central eólica em Cumbria ou um parque solar em Somerset. Cerca de 68% da electricidade gerada pela cooperativa Co-operative Energy é de fonte renovável.
A fechar o pódio, outro dos vencedores foi a aplicação para smartphones EcoGator, um projeto desenvolvido em Viena (Áustria). Este app faz o scan da etiqueta energética de um produto, fornecendo aos compradores um sistema de classificação que compara equipamentos no mercado com características semelhantes. Através desta ferramenta, espera-se atingir, em 2020, uma economia total de 1.95 TWh.
“Os consumidores de hoje não são passivos. Preocupam-se com o que compram — querem saber de onde vêm os equipamentos, de que são feitos, por quem são fabricados e se são bons para eles e para o planeta”, constatou Miguel Arias Cañete. “Temos de os apoiar para que façam escolhas sustentáveis”, acrescentou.
Recorde-se que estes prêmios se integram no âmbito da Semana Europeia da Energia Sustentável 2015, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de junho.