Estatal analisa a venda de usinas e linhas de transmissão

Fonte: Valor Online

Acesse aqui a matéria em sua origem.

A Eletrobras está analisando a venda de participações minoritárias em sociedades de propósito específico (SPEs) de usinas e linhas de transmissão. A medida é uma das alternativas indicadas pelo estudo de reestruturação da companhia, elaborado pela consultoria Roland & Berger. “Dentre os estudos realizados pela Roland & Berger, contratada para avaliar alternativas de modelos de negócios da Eletrobras, existem estudos sobre as participações acionárias minoritárias da Eletrobras. No entanto, não há nenhuma decisão tomada sobre o assunto, que está sob análise pela administração”, afirmou a estatal ao Valor.

No fim de maio, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, já havia afirmado que o plano de privatização das distribuidoras da Eletrobras deveria ser expandido para ativos de geração e transmissão. “Não há dentro do governo nenhum preconceito com relação à questão da privatização”, disse ele à época. Para um especialista do setor elétrico que preferiu não se identificar, a venda de ativos de geração e transmissão é uma alternativa para dar fôlego financeiro a empresa para fazer frente ao plano de investimentos de longo prazo. Segundo ele, dois ativos que a empresa pode colocar à venda são as participações nas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira.

Com relação à privatização das distribuidoras, a Eletrobras está fazendo análises internas com base no estudo encomendado ao Santander sobre a reestruturação do negócio de distribuição, que indicou, como uma das alternativas, a venda das empresas. Com exceção da inclusão da Celg -D no Programa Nacional de Desestatização (PND), a estatal informou que ainda não tomou decisão sobre a venda das demais distribuidoras. Segundo a empresa, a definição das metas e condições específicas a serem exigidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a renovação do contrato de concessão de cada distribuidora será determinante para a tomada de decisão relativa ao assunto.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Brasil e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s