Não utilize os elevadores em caso de incêndio

Fonte: Revista Infra

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Confira algumas recomendações aos usuários

De acordo com normas de segurança, a famosa frase “Em caso de incêndio não utilize o elevador, use as escadas”, que fica localizada ao lado de botões de elevador, requer atenção e serve como alerta aos usuários que utilizam o equipamento para se locomover verticalmente de maneira ágil.

Em caso de incêndio em um edifício, a calma e a tranquilidade são fatores essenciais. Mas também é de extrema importância seguir alguns procedimentos para que todos saiam em segurança. Veja algumas dicas recomendadas pela Atlas Schindler.

✓ Sempre mantenha a calma e dirija-se para as escadas. Siga todas as orientações dos brigadistas de incêndio do local.

✓ Não utilize o elevador. O incêndio poderá cortar a energia do edifício e você poderá ficar retido na cabina do elevador, colocando em risco sua segurança.

✓ É importante manter a calma, descer com passos rápidos, mas sem correr. Utilize o corrimão para sua segurança.

✓ Não tente combater o incêndio, a menos que saiba utilizar com eficiência os equipamentos de combate.

✓ Durante a saída ou após sair do edifício, jamais volte para pegar objetos.

Os profissionais de condomínios têm papel fundamental em casos de incêndio, principalmente adotando medidas que ajudam a manter a segurança de todos. “É dever do condomínio manter os extintores de incêndio em dia com a validade, inclusive na casa de máquinas do elevador. Quando o técnico de manutenção dos elevadores indicar que a data está expirando, o condomínio deverá trocá-lo imediatamente”, explica Osmar Cavalcanti dos Santos, um dos técnicos do Atendimento Avançado da Atlas Schindler.

Se você é um profissional de condomínio confira algumas dicas para auxílio aos moradores:

✓ Chame o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível.

✓ Não obstrua as saídas de emergência.

✓ Certifique-se de que o condomínio possui os extintores apropriados e sempre cheque seus respectivos vencimentos e manutenções necessárias.

✓ Desligue a chave geral do condomínio, localizada normalmente no térreo. Antes desta ação, verifique a existência de passageiros no elevador.

✓ Caso o elevador possua a OEI (Operação de Emergência em caso de Incêndio), acione o dispositivo que entrará em ação, trazendo o equipamento para o andar térreo e desligando-o automaticamente.

✓ Oriente os condôminos e usuários para não utilizarem o elevador em caso de incêndio. A escada de emergência é o caminho mais seguro para a evacuação do edifício.

✓ Mantenha os extintores de incêndio em dia com a validade, inclusive na casa de máquinas do elevador. Quando o técnico de manutenção dos elevadores indicar que a data está expirando, o condomínio deverá trocá-lo imediatamente.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s