Sétimo Congresso Data Centers apresenta debates voltados para o desenvolvimento do setor

Fonte: PROCEL Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Com foco nos profissionais que atuam em ambientes corporativos, diretores, gerentes e analistas de TI, engenheiros, consultores e usuários finais, o 7° Congresso Data Centers, assim como nas últimas edições, contará com a presença de alguns dos maiores experts no setor de data centers. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de discutir o crescimento do mercado de data centers no País, novas tecnologias, segurança na rede, entre outros. O evento será realizado hoje, no hotel Word Trade Center, em São Paulo.

“O evento já é consolidado como o ambiente ideal para a atualização desses profissionais quanto às tendências mundiais para o mercado de data centers”, afirma Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora do encontro.

Um dos grandes destaques da programação do Congresso Data Centers deste ano é a participação de Wilson Laia, da Digiage Technologies, que fará em sua apresentação uma nova abordagem para a classificação de data centers. Laia discutirá a metodologia adotada pelo IDCA (International Data Center Authority) para a classificação de data centers. O IDCA vê o data center como um ecossistema e trata sua infraestrutura em escala ampla, em profundidade e detalhes sobre o propósito do data center, sua disciplina e organização.

Outro tema que será abordado no Congresso será a crise no gerenciamento da infraestrutura dos data centers. Quem falará sobre o tema é Keith Klesner, do Uptime Institute. Na oportunidade, Klesner ajudará os profissionais do setor a identificar os sinais de alerta que podem evitar uma crise iminente em data centers, bem como a começar a aplicar as melhores práticas de gerenciamento da infraestrutura para reduzir os riscos de parada e obter um desempenho eficiente a longo prazo.

Rodrigo Alonso, da Athie I Wohnrath, também fará sua apresentação no evento com foco em facilities para data centers com até cinco racks. Ele abordará os aspectos particulares e críticos da infraestrutura física de data centers de pequeno porte para operar com alto nível de desempenho e confiabilidade.

A discussão sobre sistemas UPS, componentes críticos que compõem a infraestrutura de distribuição elétrica de data centers, ficará a cargo de José Roberto Borsoi, da Innovative Aceco. O executivo abordará aspectos de projeto, otimização de operação, confiabilidade, rotinas de manutenção e testes em um momento em que o racionamento de energia é uma realidade, com o objetivo de instruir o profissional para a preparação de seu data center nesse cenário, garantindo um sistema UPS eficiente.

Ainda voltado para o cenário atual ligado à crise no setor elétrico, Gustavo Malagoli Buiatti, da Alsol Energias Renováveis, falará ao público sobre questões ligadas à quantidade de energia elétrica que os data centers utilizam para operar. Por meio de um estudo de caso, Buiatti mostrará em sua apresentação a viabilidade de uso de cogeração por meio de módulos fotovoltaicos com capacidade de geração de 450MWh/ano para alimentar parte do consumo de um data center.

Já entre os subsistemas que formam a infraestrutura física do data center, o cabeamento de telecomunicações e redes é parte essencial. Há normas que especificam sistemas de cabeamento estruturado específicos, topologias, meios físicos, entre outros. Flávio Marques, da Furukawa, revisará essas topologias normalizadas, discutirá as alternativas e apresentará seus benefícios e limitações nestes ambientes de missão crítica.

Por fim, Marcos Santamaria Alves Corrêa, da Tosi, encerrará o dia de palestras falando sobre climatização, os diversos modelos de climatizadores presentes no mercado e sobre técnicas mais eficientes e as tendências do setor.

* Com informações da assessoria de imprensa

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s