Medição Global de Propriedades Comerciais

Fonte: Revista Infra

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Guia é lançado pelo RICS e Secovi-SP 

Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, Márcia Ferrari, Gerente Nacional da RICS no Brasil e Neil Shah, Diretor RICS das Américas, apresentaram na noite de ontem (14/05) o guia em português do Padrão Internacional de Medição de Propriedades para imóveis comerciais.

O IPMS para imóveis comerciais (IPMS for Office Buildings), publicado em novembro passado, é o resultado de um esforço global para criar um método único, padronizado e uniforme de medição de propriedades comerciais.

“O lançamento da versão em português do Guia do IPMS para imóveis comerciais é um marco para o mercado brasileiro, que terá uma ferramenta valiosa capaz de garantir a transparência e eficiência das transações de imóveis comerciais, seja em negociações com o exterior ou no mercado local. A adoção das normas permite que avaliadores, clientes e empresas tenham em mãos informações consistentes para realizar negócios bem sucedidos”, diz Márcia Ferrari.

Para Claudio Bernardes FRICS, presidente do Secovi-SP, “é fundamental que haja padronização e que todos ‘falem a mesma língua’”. E acrescenta: “Um padrão de medida internacional comum irá impactar positivamente os mercados imobiliários em todo o mundo”.

Importante destacar que participaram da formatação das normas as mais de 60 associações membros da coalizão, entre elas a RICS, a Fiabci e o Secovi-SP e parceiros de grande importância para o mercado nacional e internacional como CBRE , Cushman & Wakefield e Colliers, que apoiam a padronização, além de vasta consulta pública, o que garante metodologia coerente para uso em todo o mundo.

Apesar de este ser um grande passo do mercado de real estate, já temos visões e posicionamentos distintos sobre os parâmetros adotados por alguns profissionais do setor. Porém, o mais importante é que agora o mercado possui uma ferramenta de base global, que permite promover a consistência dos padrões de medida. Na edição de junho da revista INFRA, detalharemos mais sobre a pauta.

O Guia está disponível em 5 idiomas, incluindo o Português, que no Brasil teve a tradução do executivo Guilherme Ribeiro, diretor da Inovação Imobiliária e professor em cursos da FAAP, Universidade Secovi, ESPM, FIA e FGV.

Para mais detalhaes sobre o IPMSC acesse www.ipmsc.org ou faça download direto do Guia no http://bit.ly/1FcGwMN

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Facility Management, Real Estate e Mercado Imobiliário e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s