Noutro dia, acabei me lembrando por uma razão qualquer de um antigo ditado (” Se Maomé não vai até a montanha…., a montanha vai até Maomé) e por curiosidade, tentei encontrar a sua origem na internet.
Existem algumas explicações que podem ser encontradas em sites de busca, mas nenhuma delas de forma muito convincente.
Mas retornando à minha recordação sobre este ditado, a expressão me veio na memória durante a conversa que tive com um bom amigo e profissional do mercado, na qual discutíamos que, mesmo em momentos de crise (como a que estamos vivenciando…), sementes bem plantadas e cultivadas poderão dar bons frutos!
É por esta razão que brinquei com este amigo, ao tomar a liberdade de alterar o ditado original, sem nenhuma pretenção de ofender o autor e seus adeptos, mas apenas com o objetivo de demonstrar que um trabalho bem efetuado poderá sim trazer-lhes frutos.
Mas estes frutos dependerão sempre é principalmente de seu trabalho, de sua forma de conduta e de sua postura e relacionamento. Não há mágica, como costumo afirmar em milhas aulas e palestras, mas muito trabalho, dedicação e postura.
Isto deveria ser refletido por todos nós que atuamos na operação e manutenção de Instalações e empreendimentos, pois bons resultados não são obtidos por acaso.
Não é por acaso que vemos colegas reclamando da falta de trabalho e outros se dizendo cansados (embora felizes) com os trabalhos novos que têm entrado. Se eu não conhecesse várias destas pessoas e profissionais que enaltecem o seu cansaço, poderia dizer que se trata de uma propaganda enganosa, fruto de puro marketing pessoal em tempos de rcesso, o que não ocorreu nestes casos…
Ao invés de pensarmos na “crise”, deve,os despender o nosso tempo reavaliando os nossos resultados, ou seja, o quanto nossas sementes produziram e o quanto a “a montanha nos procura”…
Precisamos buscar os “buracos na quadra e no jogo” como dizem tenistas experientes, ou seja, precisamos despender nossos esforços para buscar por novas oportunidades e novos desafios em nossos trabalhos.
E na operação e manutenção?
Temos hoje um bom momento para buscarmos pela melhoria na qualidade, por uma maior eficiência em processos e por melhores resultados!
Custo elevado da água e energia?
Também vivemos um momento interessante para reavaliar os nossos processos de operação e manutenção, alinhados aos resultados operacionais, a fim de que consigamos uma operação mais adequada, de maior qualidade, com menores custos e de forma sustentável!
Para finalizar, deixo-os com outros ditados, dizeres, etc….que se ajustam à esta cultura de mudança:
“quem procura sempre alcança!”
“Deus ajuda à quem cedo madruga”
“faça a sua parte, que Deus olhara por você!”
Ditados para todos os gostos….
Vamos em frente!
Um bom dia é um ótimo fim de semana!