Quando Maomé vai de forma adequada e eficaz até a montanha, a montanha também vira em algum momento até Maomé

Noutro dia, acabei me lembrando por uma razão qualquer de um antigo ditado (” Se Maomé não vai até a montanha…., a montanha vai até Maomé) e por curiosidade, tentei encontrar a sua origem na internet.

Existem algumas explicações que podem ser encontradas em sites de busca, mas nenhuma delas de forma muito convincente.

Mas retornando à minha recordação sobre este ditado, a expressão me veio na memória durante a conversa que tive com um bom amigo e profissional do mercado, na qual discutíamos que, mesmo em momentos de crise (como a que estamos vivenciando…), sementes bem plantadas e cultivadas poderão dar bons frutos!

É por esta razão que brinquei com este amigo, ao tomar a liberdade de alterar o ditado original, sem nenhuma pretenção de ofender o autor e seus adeptos, mas apenas com o objetivo de demonstrar que um trabalho bem efetuado poderá sim trazer-lhes frutos.

Mas estes frutos dependerão sempre é principalmente de seu trabalho, de sua forma de conduta e de sua postura e relacionamento. Não há mágica, como costumo afirmar em milhas aulas e palestras, mas muito trabalho, dedicação e postura.

Isto deveria ser refletido por todos nós que atuamos na operação e manutenção de Instalações e empreendimentos, pois bons resultados não são obtidos por acaso.

Não é por acaso que vemos colegas reclamando da falta de trabalho e outros se dizendo cansados (embora felizes) com os trabalhos novos que têm entrado. Se eu não conhecesse várias destas pessoas e profissionais que enaltecem o seu cansaço, poderia dizer que se trata de uma propaganda enganosa, fruto de puro marketing pessoal em tempos de rcesso, o que não ocorreu nestes casos…

Ao invés de pensarmos na “crise”, deve,os despender o nosso tempo reavaliando os nossos resultados, ou seja, o quanto nossas sementes produziram e o quanto a “a montanha nos procura”…

Precisamos buscar os “buracos na quadra e no jogo” como dizem tenistas experientes, ou seja, precisamos despender nossos esforços para buscar por novas oportunidades e novos desafios em nossos trabalhos.

E na operação e manutenção?

Temos hoje um bom momento para buscarmos pela melhoria na qualidade, por uma maior eficiência em processos e por melhores resultados!

Custo elevado da água e energia?

Também vivemos um momento interessante para reavaliar os nossos processos de operação e manutenção, alinhados aos resultados operacionais, a fim de que consigamos uma operação mais adequada, de maior qualidade, com menores custos e de forma sustentável!

Para finalizar, deixo-os com outros ditados, dizeres, etc….que se ajustam à esta cultura de mudança:

“quem procura sempre alcança!”

“Deus ajuda à quem cedo madruga”

“faça a sua parte, que Deus olhara por você!”

Ditados para todos os gostos….

Vamos em frente!

Um bom dia é um ótimo fim de semana!

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Comentarios do Bloggeiro e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s