20 Soluções de Eficiência – Tema da Revista Brasil Energia

Fonte: PROCEL Info

Autor: Revista Brasil Energia

Acesse aqui a reportagem na íntegra (Brasil Energia_ABRIL 2015.pdf).

Brasil – Com o risco de falta de energia e aumento da conta de luz a eficiência energética voltou a ser prioridade no Brasil. Reportagem mostra 20 casos de sucesso envolvendo a eficiência energética e suas aplicações práticas

Após ficar praticamente esquecida por mais de uma década, a eficiência energética volta a ser prioridade no Brasil. A ameaça de outro racionamento é o que impulsiona novamente o setor, que viu suas verbas e interesse minguarem desde que a redução compulsória do consumo em 2001 foi alcançada com relativo sucesso.

Agora, no entanto, além de o risco de faltar energia, os consumidores devem lidar com outro problema: o alto custo. Os reajustes nas tarifas acumulados desde o ano passado devem superar em média os 60% e os preços no mercado livre seguem pressionados pela falta de chuvas e de oferta.

Mais do que nunca, é importante conhecer as opções disponíveis para reduzir o consumo de energia, reduzir os custos e enfrentar a tempestade com o menor prejuízo possível.

Reportagem da Brasil Energia do mês de abril selecionou 20 soluções de eficiência energética, acompanhadas de exemplos em que foram aplicadas com sucesso. Um pequeno guia para orientar o consumidor nesses tempos de crise.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Eficiência Energética e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s