Filtros em dia asseguram a qualidade no ar

Além da importantíssima questão relacionada à Qualidade do Ar que respiramos em nossos escritórios / ambientes de trabalho e até mesmo em nossas residências, torna-se também importante destacar que a saturação dos filtros de ar em um condicionador poderá causar impacto direto sobre o seu desempenho, dependendo deste mesmo nível de saturação.

O adequado e eficaz condicionamento de um ambiente dependerá de alguns fatores relacionados ao projeto e instalação, entre eles:

  • A vazão do ar insuflado no ambiente (razão pela qual a saturação do filtro poderá causar impacto no desempenho do sistema)
  • A temperatura do ar insuflado
  • A distribuição do ar no ambiente
  • A inexistência de obstruções no fluxo do ar, tanto em seu insuflamento, quanto em seu retorno ao condicionador

Por esta razão, a adequada manutenção do equipamento e de sua instalação como um todo  auxiliará em assegurar o seu desempenho.

————————————————————————————————

Fonte: ASBRAV

Acesse aqui a matéria em sua origem.

Conselheiro técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), César Augusto De Santi palestrou em Santa Catarina e explicou a importância dos filtros.

Manter os filtros do sistema de climatização em perfeito estado ajuda que a qualidade do ar ambiente permaneça saudável. Este foi um dos destaques dados pelo conselheiro técnico da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), César Augusto De Santi, em palestra realizada em Santa Catarina na segunda-feira (16/03).

– Um usuário de sistemas de climatização deve solicitar o auxílio de uma empresa habilitada e de um fabricante de filtros confiável para verificar qual o filtro mais indicado. As principais informações que devem ser pedidas são referentes à marca dos fabricantes, o modelo do filtro, a classe e a vazão de ar de trabalho, entre outras – relata César Augusto De Santi.

O evento, promovido pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV), contou com a presença de mais de 100 pessoas no SENAI de São José, SC. A capacitação falou também sobre os mecanismos de retenção de partículas sólidas e gasosas.

– Os filtros bactericidas têm, em média, uma vida útil de seis meses. Sua aplicação na manta filtrante não é uniforme, o que afeta a eficiência do filtro. Com isto, as partículas de sujeira vão se acumulando sobre a manta criando um bolo, que impede o contato de bactérias com o gel bactericida – salienta.

Segundo o especialista, a bactéria, em contato com o gel bactericida, sofre degradação gerando uma espécie de componente gasoso chamado endotoxina que é altamente nocivo. Ele afirma que o correto é utilizar filtros que tenham seus elementos filtrantes antimicrobianos, ou seja, não estimulam culturas de bactérias ou vírus, pois os materiais não apresentam meio favorável para tal.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Comentarios do Bloggeiro, Eficiência Energética, Qualidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s