Fonte: PROCEL Info
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
A CPFL Paulista, distribuidora de energia elétrica que atende a 234 cidades do interior de São Paulo, entregou, nesta quinta-feira (19/03), o primeiro de sete laboratórios de Eficiência Energética que serão instalados em escolas e faculdades técnicas estaduais do Centro Paula Souza. Com este laboratório, a ETEC João Belarmino, no município de Amparo, tornou-se a central de capacitação de professores e educadores que irão lecionar no laboratório. O investimento no CPFL Labtech foi de quase R$ 1 milhão pelo Programa de Eficiência Energética aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O objetivo da iniciativa é dar condições para a formação de profissionais capazes de propor soluções de como utilizar a energia elétrica de maneira racional e inteligente em ambiente industrial. Com a entrega do laboratório, a a distribuidora vai treinar os educadores dos cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Eletroeletrônica a utilizarem os equipamentos. Esses educadores multiplicarão os conceitos de Eficiência Energética em suas respectivas instituições que também receberão laboratórios nos próximos meses.
O Labtech em Amparo é o primeiro laboratório de um total de sete que serão instalados em outras ETECs e FATECs do estado de São Paulo. “Com este projeto, nós queremos ampliar o conhecimento sobre a energia elétrica e tornar sua utilização mais racional e sustentável. Na CPFL, nós trabalhamos todos os dias para que a energia gerada e distribuída seja utilizada da melhor forma possível”, afirma Luiz Carlos Lopes Jr., gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
O laboratório é composto por 64 aparelhos de bancada que simulam diversos aparelhos em uma indústria, como sistemas de ar-condicionado, de iluminação, de geração de energia fotovoltaica e eólica. Eles serão que serão utilizados na formação dos alunos de todos os cursos técnicos da instituição.
A professora Sônia Regina Correa Fernandes, Responsável pelo Grupo de Supervisão Educacional do Centro Paula Souza, comemora o fruto da parceria entre uma empresa privada e uma instituição pública. “Eficiência energética é um assunto que a instituição pública não pode se eximir. Temos que coloca-lo em discussão nas nossas salas de aulas. A escola, sozinha, não consegue oferecer a tecnologia de ponta para este aprendizado. Por isso, parcerias como essa são extremamente relevantes para a formação dos nossos futuros profissionais”.
A entrega do Labtech e a capacitação dos professores é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
* Com assessoria de Imprensa da CPFL