Portugal 2020: Um bilhão para reabilitação urbana e eficiência energética

Fonte: Notícias do Minuto

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Portugal – O programa Portugal 2020 vai destinar um bilhão de euros para a reabilitação urbana e eficiência energética, duas áreas que o Governo pretende estimular nos próximos anos.

De acordo com informações do Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente, Moreira da Silva, afirmou que para a reabilitação e regeneração de edifícios e espaços públicos serão destinados 400 milhões de euros, provenientes dos programas de Inclusão Social e que serão distribuídos por particulares com prédios para arrendar, organismos públicos com habitação social, autarquias e Estado central.

Quanto ao financiamento, sabe-se que o dinheiro chegará por canais diferentes aos destinatários e que, no setor privado, a via é única. Serão disponibilizdas linhas de crédito em condições mais favoráveis do que as do mercado.

Outro ponto que será apoiado pelo programa Portugal 2020, de acordo com as regras publicadas na sexta-feira no Diário da República, é o setor de eficiência energética. Serão destinados 600 milhões de euros para a adoção de medidas eficientes que vão desde a substituição de equipamentos e obras nos edifícios que permitam reduzir o consumo de energia.

Para esta área, o dinheiro virá do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pode ser utilizado por particulares e empresas através de empréstimos. Já a administração pública candidata-se a verbas a fundo perdido.

O objetivo do Executivo é que o crédito de um bilhão de euros seja ampliado em duas ou três vezes nos próximos anos.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Mundo, Sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s