Fonte: Notícias do Minuto
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
Portugal – O programa Portugal 2020 vai destinar um bilhão de euros para a reabilitação urbana e eficiência energética, duas áreas que o Governo pretende estimular nos próximos anos.
De acordo com informações do Jornal de Negócios, o ministro do Ambiente, Moreira da Silva, afirmou que para a reabilitação e regeneração de edifícios e espaços públicos serão destinados 400 milhões de euros, provenientes dos programas de Inclusão Social e que serão distribuídos por particulares com prédios para arrendar, organismos públicos com habitação social, autarquias e Estado central.
Quanto ao financiamento, sabe-se que o dinheiro chegará por canais diferentes aos destinatários e que, no setor privado, a via é única. Serão disponibilizdas linhas de crédito em condições mais favoráveis do que as do mercado.
Outro ponto que será apoiado pelo programa Portugal 2020, de acordo com as regras publicadas na sexta-feira no Diário da República, é o setor de eficiência energética. Serão destinados 600 milhões de euros para a adoção de medidas eficientes que vão desde a substituição de equipamentos e obras nos edifícios que permitam reduzir o consumo de energia.
Para esta área, o dinheiro virá do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pode ser utilizado por particulares e empresas através de empréstimos. Já a administração pública candidata-se a verbas a fundo perdido.
O objetivo do Executivo é que o crédito de um bilhão de euros seja ampliado em duas ou três vezes nos próximos anos.