Mais eficiência energética em edifícios comerciais

Fonte: Brasil Econômico

Acesse aqui a reportagem em sua fonte.

Brasil – Matt Chmielewski analisa o cenário energético brasileiro e recomenda a adoção de medidas de eficiência energética em edifícios comerciais como forma de reduzir a demanda nos próximos anos

Em artigo publicado na edição de cinco de dezembro de 2014 do jornal Brasil Econômico, o consultor, Matt Chmielewski, faz uma análise sobre as formas de equilibrar a relação entre o consumo e a demanda de energia. O Brasil já é o nono maior consumidor de energia do mundo e esta demanda deve crescer 56% somente nesta década.

Chmielewski ressalta que existe uma forte pressão financeira para melhorar a eficiência energética em prédios novos e nos já existentes. Ele sugere que a adoção de um conjunto de medidas, construtores e administradores podem gerenciar o consumo de energia para reduzir gastos e o impacto ambiental dos seus edifícios. O consultor também aconselha que uma auditoria energética ajuda a revelar se um prédio está funcionando de forma eficiente ou não.

Por fim, Matt Chmielewski alerta que este é o momento para proprietários e operadores de edifícios no Brasil examinarem o enorme potencial que existe para melhorar o desempenho, reduzir os custos energéticos e operacionais e diminuir o impacto ambiental em seus edifícios existentes.

Brasil Econômico – Mais eficiência em edifícios comerciais.pdf

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s