Tecnologia avança e consumidores passam a buscar aparelhos de ar eficientes

Fonte: Procel Info

Por: Luís Mesquita

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Brasil – Mercado aposta em aparelhos inverters, que possuem melhor eficiência energética

Em pleno verão brasileiro o consumo de energia sobe devido ao uso de ar condicionados. Preocupado com a eficiência energética, o Procel, além de contar com a participação de todos no uso consciente da energia elétrica, faz uma rigorosa fiscalização nos aparelhos disponíveis no mercado para assegurar sua qualidade e eficiência. No verão, o ar condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.

Ao substituir seu aparelho antigo por um novo com Selo Procel, a economia pode chegar a 480 reais em um ano. Com a adoção de algumas medidas simples no uso dos condicionadores de ar também é possível alcançar uma boa economia de energia. Uma dica interessante é regular a temperatura do termostato para evitar o frio excessivo e manter janelas e portas fechadas durante o uso desses equipamentos. Mais dicas sobre economia de energia para esse e outros equipamentos podem ser encontradas em nosso Portal na Internet.

Segundo o Centro de Pesquisas em Energia Elétrica – Cepel houveram grandes avanços na eficiência energética dos ares-condicionados, principalmente devido às iniciativas do Procel, cujo respectivo selo entrou em vigor em 1996, o que gerou uma valorização dos aparelhos mais eficientes e retirou do mercado os que não alcançavam os requisitos minimos. O pesquisador do Cepel, Paulo Santos explica que a própria população criou o hábito de procurar o Selo Procel, contido nos produtos mais eficientes.

Sobre o futuro do mercado de ares-condicionados o Cepel aposta na tendência, que já está ocorrendo em outros países: a utilização dos aparelhos com rotação variável, os chamados inverters, pois estes têm apresentado melhor coeficiente de eficiência energética quando comparados com os aparelhos de mesma capacidade, salvo algumas exceções, mas que trabalhem com rotação fixa.

Essa rotação refere-se ao motor do compressor. “Esta característica, rotação variável, faz com que estes aparelhos consumam menos, pois se adequam à condição de utilização, não desligam, apenas aumentam ou diminuem a rotação do compressor em função do aumento ou diminuição da carga; enquanto os produtos com rotação fixa sempre trabalham com a sua máxima capacidade de resfriamento, alto consumo, até que se atinja a temperatura ajustada pelo usuário, e ainda têm o inconveniente de ligar e desligar o compressor a cada ciclo”, explica Paulo.

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos – Eletros, possui uma visão semelhante a do Cepel. O presidente da Associação, Lourival Kiçula, explica que em relação ao custo beneficio, os condicionadores com maior eficiência energética, apesar de mais caros, se pagam a curto prazo, na economia da conta de energia elétrica.

O Procel conta com a participação da sociedade para praticar a eficiência energética, desde a procura e opção por aparelhos mais eficientes no mercado, aqueles com Selo Procel, até as boas práticas de consumo, como, por exemplo, utilizar a energia com maior responsabilidade. Essas práticas além de gerar maior economia nas contas da casa, resultam em sustentabilidade, trazendo benefícios para todos.

Ao substituir seu aparelho antigo por um novo com Selo Procel Eletrobras, a economia pode chegar a R$ 480 em um ano

Kiçula esclarece que a Associação entende a importância do Selo Procel e exige que todos os seus associados cumpram os requisitos de eficiência energética estabelecidos pelos Inmetro. Outra iniciativa da Eletros é o incentivo dos fabricantes ao uso de materiais ecológicos e sustentáveis.

Antecipando esta mudança no mercado o Procel vem reformulando os padrões de análise para recebimento do Selo. “A equipe da Eletrobras vem acompanhando atentamente a evolução das tecnologias que estão sendo incorporadas nos condicionadores de ar. Atualmente já está em fase avançada um estudo para revisão dos critérios exigidos para a concessão do Selo Procel. Nessa revisão, além de níveis mais exigentes de eficiência energética, está sendo avaliada a possibilidade do Selo exigir também, em seus critérios, um consumo máximo dos condicionadores de ar no modo de espera (stand-by) e o uso de fluidos de refrigeração que não agridam o meio ambiente”, explicou o gerente da Divisão de Estudos e Equipamentos Eficientes – PFDE da Eletrobras, Rafael Meirelles.

Ele esclarece que para receber a autorização do uso do Selo Procel cada modelo deve ser aprovado em ensaios realizados por laboratórios indicados pelo Procel. Para ser aprovado nos ensaios para a concessão do Selo, os condicionadores de ar além de apresentarem um excelente desempenho energético devem também atender a todos requisitos de segurança.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s