Fundação Vanzolini oferece inspeção PBE-Edifica

Fonte: INFRA

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Acreditação concedida pelo Inmetro se deu após rigoroso processo de avaliação

A Fundação Vanzolini amplia o portfólio de sistemas de avaliação de conformidade e reconhecimento e passa a oferecer ao mercado a inspeção para etiquetagem PBE-Edifica, do Inmetro, que avalia o nível de eficiência energética das edificações.

A entidade é o primeiro organismo a certificar sistemas de gestão no Brasil e principal certificadora da construção civil sustentável do País – que responde pela emissão da chancela AQUA-HQE, desde 2009.

“A oferta do processo de etiquetagem PBE-Edifica, por parte da Fundação Vanzolini, se insere na estratégia da entidade em fornecer à sociedade ferramentas na busca pela sustentabilidade e um passo a mais para empreendedores na conquista da certificação AQUA-HQE”, afirma Paulo H. Bertolini, gerente de novos negócios da entidade. O desempenho energético das construções faz parte de um dos 14 critérios de avaliação de desempenho ambiental da certificação AQUA-HQE.

Para obter a etiqueta, o empreendimento precisa, de acordo com cada tipologia, atender aos requisitos técnicos de eficiência exigidos pelo programa. Para isso são avaliados níveis de desempenho ligados aspectos arquitetônicos e de engenharia, como aproveitamento da ventilação natural,  orientação das fachadas de modo a obter melhor iluminação natural, insolação, sombreamento, conforto térmico, sistemas de desempenho energético, entre outros.

A PBE-Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/Procel Edifica.

 

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s