ABRAFAC – Regional RJ mobiliza Facilities para questões locais

Fonte: ABRAFAC Notícias

Acesse aqui o artigo em sua fonte.

Com o intuito de ampliar sua atuação em outros estados, a ABRAFAC tem conseguido evoluir rapidamente nas atividades programadas para o Rio de Janeiro, através da Regional sob a diretoria de Alexandre Couto.

Depois dos facility managers terem celebrado pela primeira vez o FM Day no Rio, o “Almoço do Facility” tem se mantido como um encontro mensal bastante agradável e promissor, segundo o diretor regional, para o debate das necessidades locais e vem registrando maior adesão dos profissionais.

No último almoço, realizado no dia 16 de julho, além de um bate papo descontraído e de networking, os participantes discutiram sobre a necessidade e viabilidade de uma programação de eventos regional sobre temas como certificação, RH, análise de investimentos etc. e, para dar continuidade à discussão em torno de um cronograma para o Rio de Janeiro, agendaram uma reunião para o dia 21.

Para saber sobre a reunião, FM Now conversou com Alexandre Couto:

FM Now – Como foi a reunião promovida pela ABRAFAC Regional no último dia 21 de julho?

Alexandre Couto – Nosso encontro foi muito produtivo e teve como tema a realização de um workshop aqui no Rio sobre Certificação. Destaco as presenças do Wagner, da CTE; da Cristiane Durante, da JLL e do Luís Sá, administrador do Condomínio Rodolpho de Paoli, quem têm sido de grande valia em nossa gestão e grandes parceiros.

FM Now – Qual é a ideia de formatação para esse primeiro evento da Regional?

Alexandre – Pensamos que o workshop deve ter um caráter bem didático, seguindo passo a passo até chegarmos propriamente na certificação. Pretendemos iniciar com uma análise das vantagens e desvantagens desse processo, analisando seus benefícios, custos, retorno. Na sequência, imaginamos iniciar uma série de palestras para abranger as mais importantes modificações que devem ocorrer na edificação, numa linguagem técnica e objetiva em torno das instalações prediais existentes para adequação ao processo, sempre considerando custos e o retorno que trará. Depois, gostaríamos de apresentar cases existentes, através de administradores prediais que implantaram ou estão implantando em seus edifícios e, por fim, abrir para uma mesa redonda.

FM Now – Qual seria o objetivo do evento?

Alexandre – Os participantes da reunião concordam que o objetivo do workshop é não apenas orientar os administradores e/ou organizações sobre o processo de certificação, mas também oferecer alternativas para redução de custos condominiais, com otimização e melhoria os processos existentes.

FM Now – E o workshop já está agendado?

Alexandre – Já apresentamos o projeto para o presidente da Associação, Marcos Maran, e agora estamos estudando e negociando a melhor data e local, uma vez que os esforços neste momento estão todos concentrados para o mais importante evento da entidade e também do FM, que é o Congresso ABRAFAC.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s