Telefonia Celular: Invenção brasileira faz celular funcionar mesmo sem sinal

Fonte: Engenharia Compartilhada

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Lançado por dois irmãos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, o goTenna é um dispositivo capaz de funcionar sem depender do sinal telefônico ou da internet. A ideia de Daniela e Jorge Perdomo surgiu depois dos estragos causados pelo furacão Sandy, em outubro de 2012, que deixou milhões de pessoas incomunicáveis em dez estados dos EUA.
O goTenna conecta-se ao aparelho celular via Bluetooth e é acionado por um aplicativo disponível para Android e IOS. Com ondas de rádio de 151 a 154 MHz, o dispositivo estabelece conexão entre duas pessoas. Por isso, é vendido em pares. O aparelho tem um alcance de 80,4 km e pode ser usado em praias, florestas, ilhas ou em lugares onde o sinal do celular costuma falhar devido ao excesso de pessoas.
Também é possível enviar e receber mensagens gratuitamente e compartilhar a localização em um mapa off-line, seja entre duas pessoas ou um grupo. Todas as informações são criptografadas e com função de autodestruição, o que mantém a comunicação privada.

 

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Telefonia Celular: Invenção brasileira faz celular funcionar mesmo sem sinal

  1. Reginaldo Vidal disse:

    Brilhante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s