Instituto Green Building cria parceria com Bureau Veritas

Fonte: Edifícios e Energia

Veja aqui o artigo em seu local de origem.

Estados Unidos – O Instituto de Certificação Green Building (GBCI) e a Bureau Veritas SA – organismo de certificação, inspeção e avaliação para o desenvolvimento sustentável – assinaram uma parceria que confere à Bureau Veritas a missão de verificar a conformidade da certificação dos projetos LEED internacionais em nome do GBCI.

O objetivo, dizem as organizações, é facilitar a certificação destes projetos e a expansão do mercado da construção sustentável, tornando o processo de certificação transparente e independente, ao mesmo tempo que alavanca a presença global da Bureau Veritas.

“Esta colaboração com a Bureau Veritas ajuda-nos a elevar o nível do LEED”, explica Rick Fedrizzi, presidente do GBCI e CEO do US Green Building Council (USGBC). “Através da nossa colaboração, vamos estender a escala e o âmbito das operações da Bureau Veritas e a rapidez na capacidade de construção e o alcance global”, acrescenta.

A Bureau Veritas passa assim a ter um papel mais ativo na certificação LEED, segundo o CEO da entidade, Didier Michaud-Daniel, ao passo que expande a oferta dos serviços de certificação à qualidade, saúde humana, proteção do ambiente e responsabilidade social. “Todos eles são prioridades dos nossos clientes e comunidades em todos os trabalhos”, adianta.

Com o acordo, pretende-se criar um maior envolvimento com os clientes e impulsionar a adoção de práticas para a construção sustentável: “Queremos que os nossos utilizadores tenham uma experiência positiva e coerente com o LEED, independentemente da parte do mundo onde se encontrem”, disse Mahesh Ramanujam, diretor de operação do USGBC.

Os primeiros edifícios deverão ser certificados pela Bureau Veritas, nesta parceria, no final de 2015.

Recorde-se que, no início deste ano, o USGBC divulgou a lista dos países que constituem o top 10 na certificação LEED, com maior número de espaço certificado fora dos Estados Unidos, na qual o Canadá lidera, seguido pela China e Índia.

Segundo os dados, mais de 60 mil projetos de edifícios comerciais estão usando o selo LEED e mais de 154 mil unidades residenciais utilizam o sistema de classificação LEED destinado a habitações.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s