Fonte: Bonde
Acesse aqui o artigo em sua origem.
Itália – Permitir a máxima entrada de luz nos ambientes e promover a economia de energia é um dos grandes desafios da arquitetura moderna. De olho nessa necessidade, a empresa italiana Italcementi criou o “cimento transparente”.
Batizadas de i.light , as estruturas são, na verdade, um conjunto de blocos de concreto com pequenos orifícios que permitem a entrada e saída de luz. Como os buracos têm dois ou três milímetros, eles parecem blocos normais quando vistos de longe, mas, quando iluminados, causam a sensação de transparência.
Segundo os criadores, um edifício feito com o i.light pode economizar uma quantidade de energia semelhante à que se pouparia durante o horário de verão. A invenção já foi usada no pavilhão italiano da Expo Xangai.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Sobre Alexandre Lara
Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade.
Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção.
É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET.
Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.