Data Center BB-Caixa aposta em sustentabilidade e compliance

Fonte: Information Week – 26.03.2013
Brasília – Inaugurado na quarta-feira (20/03), em Brasília, o Complexo Datacenter Cidade Digital BB-Caixa chega para dar suporte à expansão dos negócios dos dois bancos, oferecendo infraestrutura e energia elétrica pelos próximos 15 anos. De acordo com o presidente do complexo e gerente-executivo da diretoria de TI do Banco do Brasil, Jesualdo Conceição da Silva, a estrutura possui o mais alto nível, sendo classificado como Tier 4, o que deixa o local “tolerante a falhas e eventuais acidentes”. Este é o segundo DC do BB e será usado como espelho da estrutura mais antiga.

Construído para receber a réplica do datacenter original do Banco do Brasil, o complexo possibilita a entrega de redundância dos serviços prestados pelas instituições. A estrutura, que é compartilhada na proporção de 80% para o Banco do Brasil e 20% para a Caixa Econômica Federal, é composta de maneira heterogênea por mainframes, plataformas de high-end e por uma plataforma interna responsável pela parte de integração com os usuários.

Impactos imediatos

“De um lado, o cliente ganha mais segurança, já que mesmo se acontecesse um desastre de grande proporção os negócios continuariam como se nada tivesse ocorrido. Do outro, as duas instituições ganham com a questão do compliance, já que seguem normativas internacionais, como a da Basileia, reduzindo o risco operacional”, afirma Silva. De acordo com o presidente do complexo, o modelo de nuvem privada e o Big Data já são tendências aplicadas no BB e o datacenter irá viabilizá-las da mesma maneira, proporcionando uma gestão dos clientes de forma mais estruturada para atender à demanda de negócios.

Pensado para utilizar os recursos com maior eficiência e perdas mínimas, a edificação foi projetada para maximizar o uso de energia e racionalizar a demanda por refrigeração. “Todo o revestimento interno recebeu um tratamento térmico para minimizar os gastos com refrigeração. Além disso, foram implantados equipamentos de alta performance, como geradores que podem trabalhar com 20% de biodiesel.”

Foi realizada uma parceria público-privada (PPP) com a GBT especificamente para os serviços de colocation, que permite a concessão administrativa à empresa por 15 anos, não envolvendo a compra de equipamentos de tecnologia. “É uma sociedade de proposta específica, justamente para dar uma segurança maior ao projeto”, reitera.

Localizado no Parque Tecnológico Capital Digital de Brasília, o empreendimento funcionará como um viabializador desse novo centro de tecnológico da capital do País. “O mapeamento de risco realizado previamente à obra será um catalisador para novas construções. Além disso, o datacenter representa o primeiro passo para a concentração e oferta de mão de obra altamente qualificada para outras empresas do setor de tecnologia”, destaca Jesualdo.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s