A omissão ou desvios na questão da ocupação em edifícios, no tocante aos códigos regionais sobre a eficiência energética em edificações

A ASHRAE divulgou recentemente através de seu ASHRAE Journal Podcast um estudo conduzido por alguns de seus membros (By William O’Brien, Ph.D., Associate Member ASHRAE; Farhang Tahmasebi, Ph.D.; Tianzhen Hong, Ph.D.), através do qual analisaram 23 diferentes regiões do planeta e seus respectivos códigos / diretrizes locais para construções eficientes, no tocante a como estes códigos levavam em consideração a importância e influência do número, cultura e características de ocupantes em edifícios, para a operação e performance do edifício.

Os autores fazem duas diferentes abordagens em seu descritivo (qualitativa e quantitativa), culminando na conclusão de que vários destas diretrizes não consideram a ocupação em edificações como um fator próximo do real, o que poderá conduzir o resultado destes projetos para uma menor performance em relação ao esperado.

Muito interessante o trabalho, sendo que vejo que a dinâmica de desenvolvimento de projetos, aliado a falta de uma robusta base de dados e informações, se constituem em fatores que dificultam a obtençnao de melhores reslultados.

Segue abaixo a “chamada” e o link para que leiam a matéria diretamente na fonte.

Fonte: ASHRAE

Por: William O’Brien, Farhang Tahmasebi, Tianzhen Hong

Acesse aqui o documento diretamente de sua fonte.

Uma boa leitura!

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos, Eficiência Energética e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s