A parceria firmada entre o SENAI e a GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional possibilitou a criação do programa PotencializEE, cujo foco será ajudar a implementação de medidas de eficiência energética em pequenas e médias indústrias, com até 499 funcionários.
O processo envolverá a realização de um diagnóstico energético através de profissionais treinados pelo SENAI e a identificação de potenciais de redução e MEE – Medidas de Eficiência Energética aplicáveis, sendo que o programa conta ainda com linhas de financiamento.
Trata-se de uma medida importante e necessária, haja vista que o setor industrial possui uma expressiva participação no mercado consumidor de energia.
Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade.
Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção.
É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET.
Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.