Parceria Energética Brasil-Alemanha lança plataforma online

Observamos recentemente mais um passo dado entre as duas nações, rumo ao estacebecimento de uma plataforma online que traz informações sobre o âmbito da cooperação entre os dois países.

Na realidade, a Alemanha já vem há algum tempo assumindo uma posição destacada dentre as nações mais desenvolvidas, no que se refere aos investimentos, incentivos e na coordenação de projetos voltados à eficiência energética e sustentabilidade.

Existem de fato programas e incentivos, e……..resultados.

Ao contrário, o Brasil ainda “engatinha” neste quesito, com investimentos limitados em pesquisas, principalmente no setor acadêmico, e com propostas de incentivo ainda nem sempre tão atrativas para o setor privado que atua na área de tecnologia.

Há pouco mais de 40 anos, ouvi sobre sermos o “país do futuro” em uma das aulas de ciência na escola, o que nunca deixou de ser uma verdade. No entanto, como em qualquer situação em nossas vidas pessoais ou profissionais, o futuro requer o estabelecimento de metas (expectativas), de um planejamento e de um processo de “construção ou implantação”, ainda que em etapas.

Temos certamente a capacidade técnica para tal, mas dependemos de incentivos do governo federal e a participação da iniciativa privada, criando condições para os ambientes de pesquisa. Ainda em relação ao governo, necessitamos de incentivos fiscais que atraiam investimentos e movimentem os setores responsáveis à buscar e implantar novas soluções e conceitos.

No fundo, temos de olhar e almejar este futuro há décadas prometido…

Acho importante esta parceria divulgada, mas espero, sinceramente, que o principal fruto seja a força motriz que promoverá o desencadeamento deste planejamento e a implementação de ações concretas.

Para aqueles que desejarem acessar mais informações sobre a plataforma, segue abaixo um trecho da matéria e o link para o veículo original.

Parceria Energética Brasil-Alemanha lança plataforma online

Fonte: Canal Energia

No intuito de apoiar a parceria criada em 2008 e relançada em 2017 entre o Ministério Federal da Economia e Energia da República Federal da Alemanha (BMWi) e o Ministério de Minas e Energia (MME), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Giz) apresentou oficialmente nesta quinta-feira, 4 de julho, durante o evento Energy Day 2019, realizado no prédio da Eletrobras, no Rio de Janeiro, uma plataforma online que traz informações sobre a cooperação entre Brasil e Alemanha no âmbito do desenvolvimento e implementação de uma estratégia energética nacional voltada para as energias renováveis e para a sustentabilidade dos futuros sistemas de energia, com a divulgação de tudo o que já foi feito e planejado entre as partes.

Segundo Carmen Langner, Coordenadora do projeto e de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Giz, o objetivo é….

Acesse o artigo diretamente em seu site de origem, clicando aqui ou colando o link abaixo em seu navegador.

http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7BF5EAADD6%2DCCB0%2D4E29%2DA0C4%2D482D3D66BB65%7D&params=itemID=%7B81C008B5%2DDBD7%2D44A5%2DB6CF%2D63AD0789450E%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB%2D05D4%2D4644%2DA8F2%2DFAD4803C8898%7D

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Comentarios do Bloggeiro, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s