Prédio de Cuiabá é eleito o mais sustentável das Américas

Fonte: O Livre – MT

Acesse aqui a divulgação no site do PROCEL.

Na frente de outros quatro projetos norte-americanos, a tecnologia indígena mato-grossense trouxe ao Brasil o prêmio BREEAM Awards 2018, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), projetado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Portocarrero, venceu a categoria Regional/Novas Construções Em Uso, nesta terça-feira (06), no Reino Unido.

Premio BREEAM MT

A cerimônia de premiação ocorreu no London’s ExCeL Centre, durante a programação do Ecobuild 2018, após a BREEAM Awards já ter certificado mais de 250 mil prédios de diversos países.

O prédio localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, foi construído em 2010, o primeiro do Estado a receber o Selo Procel de Eficiência Energética, pela potência de iluminação natural e micro usinas implantadas no telhado, que reduziram o consumo de energia elétrica da sede em 30%.

Com base nas casas indígenas, referências em bioclimática, a construção se destaca pelo conforto térmico e utilização máxima da iluminação natural. Sua cobertura em duas cascas, possibilita o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim e lavagem de pisos.

Também se destacam no projeto a instalação de vermicompostagem, que recebe resíduos orgânicos da lanchonete e da poda de árvores e plantas.

Estudioso das tecnologias indígenas e as casas Bororo, Portocarrero acredita que o prêmio contribui para dar maior projeção aos sabes indígenas acumulados durante séculos. “O melhor resultado é ajudar a difundir e circular os conhecimentos arquitetônicos dos povos indígenas, que são os primeiros desenvolvidos no Brasil”, ressalta.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Brasil, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s