Recomservice e a Economia de Energia: o que é possível?

Fonte: PROCEL Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

No último dia 09 de novembro, a Recomservice, empresa reconhecida por sua excelência em Automação, Eficiência Energética e Manutenção de Sistemas de Ar Condicionado, realizou o “Quinta Tecnológica”, com uma série de palestras organizada em conjunto com o Departamento Nacional de Projetistas e Consultores (DNPC) da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Aquecimento Ventilação e Ar Condicionado).

O evento, realizado no auditório da Associação contou com a presença de engenheiros e projetistas da área. Um dos palestrantes, o engenheiro Plínio Ely Mileno, que abriu os trabalhos com a palestra “Panorama do Sistema Elétrico de Geração e Distribuição no Brasil”, falou sobre a situação atual do setor reforçando sobre a importância da economia de energia em Sistemas e equipamentos de Ar Condicionado Central e a atual conjuntura energética do país que vem sofrendo aumentos de preços contínuos. “Só não tivemos racionamento de energia elétrica este ano por conta da baixa atividade econômica”, analisou Mileno, que é o diretor de Operações da Siclo Consultoria, parceira da Recomservice.

Em seguida, o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Recomservice, José Romariz Filho discorreu sobre “Eficiência Energética em HVACR – O que é possível ser feito?”. Durante sua apresentação, Romariz citou que o preço da energia elétrica no Brasil é um dos mais altos do mundo e que esse crescimento vem desde 1987, superando os índices de inflação. “Os edifícios, shoppings centers e outros grandes empreendimentos consomem cerca de 50% da eletricidade gerada no País, gerando gastos absurdos. Por esse motivo nos últimos 15 anos a preocupação dessas empresas têm aumentado consideravelmente, como é o caso de um grande shopping center da zona oeste de São Paulo, onde a Recomservice conseguiu reduzir seu consumo de energia na ordem de 50% através de um retrofit no Sistema Central de Ar Condicionado”.

A terceira palestra “Novas tecnologias e Redução com Despesas com Água e Energia em Shopping Centers” foi ministrada pelo diretor da RS Consultoria, o engenheiro Ethel Luís de Moraes, que expôs a situação das obras no Brasil e revelou que no Brasil boa parte dos shoppings avaliados possuem equipamentos de Ar Condicionado e/ ou de Refrigeração ultrapassados, muitos por serem mal operados por falta de conhecimento da equipe, deteriorados em função da má manutenção ou, ainda, por problemas no sistema de Automação, o que acarretam em um alto consumo energético e também de água. Além disso, o engenheiro comentou sobre as dificuldades na obtenção de investimentos financeiros para adequação e/ou retrofit das máquinas. “Para reverter esse cenário as empresas precisam investir em soluções integradoras, desde cursos para a reciclagem dos operadores como o financiamento de recursos necessários. Essas metodologias trarão excelentes resultados para companhia como: autossuficiência no abastecimento de água – redução de até 50% nas despesas com água e esgoto, economia no consumo de energia de até 60%, ganhos de imagem (marketing ambiental) entre outras vantagens.”

Fechando o ciclo de palestras, o diretor comercial da Recomservice, Fábio Moacir Korndoerfer, trouxe aos presentes “Cases de Grande Sucesso na Implementação de Eficiência Energética em Sistemas HVACR”. O engenheiro revelou que o Setor de Ar Condicionado e BMS (Building Management System) são responsáveis por 40 a 60% do consumo de energia em um prédio ou residência e que desta forma há uma grande oportunidade de geração de economia de energia, especialmente em prédios entre cinco a 40 anos de construção. “Esta economia de energia no consumo de Ar Condicionado pode chegar a 60% e o payback, geralmente, está entre seis e 36 meses, sendo extremamente atrativo o investimento em melhorias, uma vez que os custos de energia vêm sofrendo aumentos constantes, observou. Korndoerfer ainda apresentou as tecnologias responsáveis pela economia de energia disponíveis no mercado, desenvolvidas pela Recomservice, como o CTO (Cooling Tower Optimizer), que otimiza a operação do sistema de Ar Condicionado Central – chillers com condensador a água-, reduzindo o consumo de energia; e o Sistema WE (Web Efficiency), que oferece conforto e eficiência energética através do gerenciamento do Condicionador de Ar Central de múltiplos empreendimentos, monitorando os índices de performance via WEB, um banco de dados em nuvem já incorporado ao Big Data.

* Com informações da Two Minds Comunicação Integrada

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Palestras e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s