Blitz em pontes e viadutos revela perigos no caminho dos paulistanos

Independentemente de vermos até com uma certa frequência algum sensacionalismo em reportagens, o programa Fantástico apresentou nestas últimas semanas de novembro uma reportagem sobre um acidente que ocasionou o óbito de uma juíza na cidade de São Paulo, retomando também um outro tema relativo ao descaso com viadutos em nossa capital paulista.

Infelizmente, ainda trabalhamos no Brasil de forma excessivamente corretiva na manutenção de nossas obras e áreas públicas, ou seja, com um maior gasto em correções e consequentemente, sem uma visão preventiva.

Toda a construção, seja ela de pequeno ou grande porte, demandará cuidados ao longo de seu ciclo de vida, o que determinará o prolongamento ou não de sua vida útil projetada, assim como uma maior segurança quanto ao seu desempenho enquanto estrutura ou instalação.

Isto é matemático!! Não existe mágica ou algum outro método qualquer de “faz de conta”…

Todo sistema precisa ser analisado quanto:

  • Aos cuidados necessários para mantê-lo e assegurar o seu desempenho, o que requer um levantamento e uma análise quanto ao seu estado
  • As rotinas necessárias para se atingir o objetivo acima
  • A determinação das frequências envolvidas para cada rotina proposta
  • A especificação de equipes, habilidades, tecnologia e conhecimentos específicos necessários ao seu cumprimento
  • O planejamento destas atividades aliado a uma forma de controle quanto a sua execução e registro / guarda das evidências geradas
  • A supervisão sobre os serviços
  • Ao recebimento, também atestado por um profissional habilitado e experiente
  • A retroalimentação do programa de manutenção (ajustes eventuais) em função dos resultados obtidos no processo acima, adequando rotinas, frequências, etc, sempre que necessário for

Não se pode esquecer que na Modalidade de Engenharia Civil, requer-se também uma atuação preventiva e importantíssima, no que se refere ao cumprimento de uma rotina de vistorias e inspeções periódicas e planejadas.

De uma forma bastante resumida e objetiva, isto é manutenção!

Apesar de se ter uma despesa enorme com áreas de manutenção na gestão pública (proporcionalmente ao que se pratica no setor privado), verificam-se falhas no planejamento, na contratação e na supervisão e controle das atividades de manutenção em nossas cidades.

É preciso revisar este modelo…. É preciso adotar uma política efetiva de manutenção sobre obras e áreas públicas, o que possivelmente minimizará os gastos com manutenção no médio e longo prazo, na medida em que o passivo hoje existente (backlog devido aos maus cuidados) seja atacado e reduzido.

Segue abaixo a chamada do SINAENCO, com o link para o site do G1:

Blitz em pontes e viadutos revela perigos no caminho dos paulistanos  
G1 – Fantástico 
Reportagem de O Fantástico destaca estudo do Sinaenco sobre o estado de manutenção das pontes e viadutos de São Paulo, cidade que tem a maior frota de veículos do país.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos, Brasil e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s