Fonte: Procel Info
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, lança nesta terça-feira (28/03), em sua sede no Rio de Janeiro, uma ferramenta digital que permite a construção de diferentes cenários energéticos para o horizonte futuro: a Calculadora 2050.
Por meio do balanço entre oferta e demanda de energia e de medidas de expansão da oferta e eficientização da demanda, a Calculadora 2050 permite identificar uma série de cenários possíveis para o futuro.
Para cada cenário, a Calculadora apresenta os impactos em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a composição da matriz energética e o nível de dependência externa de energia, representados em gráficos e tabelas gerados automaticamente.
Segundo o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, eng. Ricardo Gorini de Oliveira, os resultados de cada cenário fundamentam a discussão sobre o futuro do sistema energético nacional e as áreas com maior potencial de mitigação de emissões de GEE.
Essa ferramenta digital foi desenvolvida inicialmente pelo governo do Reino Unido e foi adaptada para países como China, Índia, Colômbia, México, África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Bélgica, entre outros.
A versão brasileira foi desenvolvida pela EPE, com o suporte do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido (atual BEIS) e da Embaixada Britânica no Brasil. Os cenários foram elaborados em parceria pela COPPE/UFRJ e EPE e discutidos em dois eventos realizados na EPE com especialistas.
Clique aqui para conhecer a ferramenta.
*Com informações da Celesc