Calculadora 2050 aponta cenários energéticos

Fonte: Procel Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, lança nesta terça-feira (28/03), em sua sede no Rio de Janeiro, uma ferramenta digital que permite a construção de diferentes cenários energéticos para o horizonte futuro: a Calculadora 2050.

Por meio do balanço entre oferta e demanda de energia e de medidas de expansão da oferta e eficientização da demanda, a Calculadora 2050 permite identificar uma série de cenários possíveis para o futuro.

Para cada cenário, a Calculadora apresenta os impactos em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a composição da matriz energética e o nível de dependência externa de energia, representados em gráficos e tabelas gerados automaticamente.

Segundo o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, eng. Ricardo Gorini de Oliveira, os resultados de cada cenário fundamentam a discussão sobre o futuro do sistema energético nacional e as áreas com maior potencial de mitigação de emissões de GEE.

Essa ferramenta digital foi desenvolvida inicialmente pelo governo do Reino Unido e foi adaptada para países como China, Índia, Colômbia, México, África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Bélgica, entre outros.

A versão brasileira foi desenvolvida pela EPE, com o suporte do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido (atual BEIS) e da Embaixada Britânica no Brasil. Os cenários foram elaborados em parceria pela COPPE/UFRJ e EPE e discutidos em dois eventos realizados na EPE com especialistas.

Clique aqui para conhecer a ferramenta.

*Com informações da Celesc

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s