Como funciona a análise de eficiência energética em empresas

Fonte: Procel info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

O trabalho de gestão em energia envolve várias competências. Um dos serviços é eficiência energética que consiste num amplo estudo para verificar equipamentos e questões técnicas relacionadas ao fornecimento de energia em indústrias e empresas de todos os segmentos. Antonio Quaglio, que faz parte da equipe da IBS-Energy, explica que o trabalho de eficiência energética envolve diversas ações, começando pelo estudo de demanda, avaliação de tarifa horária (Verde/Azul), análise do fator de carga e do fator potência, verificação da presença de harmônicos e sistema de iluminação.

O trabalho também contempla levantamento das cargas individuais na produção e do sistema motriz da produção e do sistema não produtivo, checagem de equipamentos (compressores, ar-condicionado, entre outros), verificação do programa de manutenção e até a conscientização dos usuários para combater o desperdício. A partir de todo esse trabalho, a IBS-Energy elabora um estudo que mostra os problemas identificados e soluções para redução de custo. “Cada caso tem características e necessidades distintas, portanto a análise da eficiência energética acaba sendo um ponto de partida do início dos trabalhos de gestão em energia”, revela Quaglio.

Este é um dos serviços de gestão em energia que a empresa oferece. Existem outras áreas, objetos de análise enfocados de acordo com características do cliente. “O importante é atender o cliente de forma eficaz para mitigação de riscos, equacionamento de funções técnicas e reduções de custos relacionados”, afirma o CEO da IBS-Energy, Antônio Bento.

* Com informações da IBS-Energy

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s